Aberto ao público em 30 de dezembro de 1959 e transformado em autarquia municipal em 4 de agosto de 1971, o Hospital Municipal Dr. César Santos, de Passo Fundo, experimenta uma nova fase em 2010, com investimentos que o qualificam como um dos mais modernos no atendimento gratuito ao público. Na próxima segunda-feira, dia 5, às 11 horas da manhã, será inaugurado o Centro de Diagnósticos do hospital: 3 consultórios, sala de observação com 10 leitos, sala para atendimento de pessoas com parada cardio-respiratória e um saguão de recepção.
O diretor Leandro Bussoloto comemora a nova fase do hospital, que realiza investimentos com parcerias com os governos federal e estadual e com recursos próprios. Essas obras, que vão ser entregues segunda-feira, orçadas em R$ 200 mil, foram executadas com verbas da administração municipal. Os novos investimentos, que prevêem inclusive a reforma total da parte externa do prédio até 2012, fizeram com que o SUS aumentasse em 60% os valores que repassa mensalmente à instituição.
O Centro de Diagnósticos é composto de 3 consultórios para atendimento nas áreas de neurocirurgia, cardiologia, gastroenterologia e proctologia e salas para exames de eletrocardiograma, encefalograma, ultrasom e para o programa Saúde da Mulher. No saguão, o público poderá realizar a marcação e retirada de exames, agendar Raio X, tudo sem precisar circular pelo hospital. A nova sala de observação do Municipal passa de 6 para 16 leitos, agilizando a prestação de serviços, assinala Bussoloto.
PARTE EXTERNA
Na mesma solenidade de segunda-feira, a direção do hospital vai apresentar o projeto de reforma da parte externa, que deve iniciar este ano, contemplando, pintura, troca de janelas e portas, pastilhamento, entre outros. A previsão é que tudo esteja concluído até 2012.
“Cada vez mais procuramos humanizar e qualificar o atendimento à população”, ressalta Leandro Bussolotto, que esteve reunido com o procurador da autarquia, Juliano Guzela dos Santos e a diretora administrativa, Angélica Marcolin, acertando os últimos detalhes da inauguração e novas ações que serão desenvolvidas. A partir desses novos investimentos, o Hospital Municipal se habilita a prestar serviços inclusive para particulares e estará apto para atender demandas de convênios como Unimed, IPE e Capasemu, entre outros.
O diretor lembra o apoio do prefeito Airton Dipp para essas realizações e anuncia para dentro de no máximo 90 dias a inauguração de novas ampliações físicas no prédio, cujo anexo está em fase de conclusão, proporcionando mais 6 leitos e espaços para a prestação de outros serviços, além da reforma do último piso, com outros 12 leitos. Ao total, o hospital conta com 100 leitos, oferecendo, ainda um pronto socorro 24 horas, tudo sem custo para a população de baixa renda.
Assessoria PMPF