Páscoa antecipada

Prevenido, consumidor antecipou compras de Páscoa e investiu alto em chocolates, o que não impediu filas em algumas lojas na tarde dessa quinta-feira. Segundo comerciantes, movimento deve retornar com força no sábado

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação ON

Véspera do feriado de Sexta-feira Santa: alguma dúvida de que todas as lojas de doces da cidade estarão abarrotadas de gente à procura de ovos de chocolate, trufas extremamente atrativas, brinquedos característicos da data e ótimas promoções? Não importa o que aconteça, os dias que antecedem a Páscoa transcorrem sempre do mesmo jeito, com consumidores promovendo verdadeiras corridas contra o tempo e comerciantes cada vez mais preparados para as adversidades - o que não foi diferente nessa quinta-feira (1º). Não fosse por um detalhe. Ao passar pelo Armazém Bartolomei, a surpresa: exceto por um ou dos clientes no caixa, a loja estava vazia. Mas a atendente Jaqueline da Silva logo fez questão de explicar. "Há dois minutos a loja estava lotada! Chega a ser engraçado, pois as pessoas entram em grandes grupos, por mera coincidência, e deixam a loja quase que ao mesmo tempo. Assim passamos o dia, entre extremos", brinca Jaqueline, lembrando que isso não vem de hoje. "Há dias que a rotina é essa, neste ano parece que as pessoas decidiram se antecipar."

Ela só confirma a constatação observada nas vendas deste ano. Apesar do hábito de deixar para a última hora - tradição que alguns mantêm bem viva saindo em busca de chocolates apenas no fim da tarde de sábado, deparando-se também com longas filas e muita incomodação -, em 2010 o consumidor antecipou as compras e se preveniu do risco de ficar sem o ovo desejado. "A maior parte do nosso estoque já foi vendida, restaram ainda os variados doces que podem ser vistos nas prateleiras e alguns poucos ovos que devem ser disputados pelos clientes na véspera da Páscoa", prevê a atendente, lembrando que o perfil do consumidor mudou também no que diz respeito ao investimento. "Até agora o produto mais vendido foi o ovo Fabergé Porzellan, da Nugali, que custa em torno de R$ 99", afirma, referindo-se ao ovo feito com cacau de origem equatoriana, recheado com ovinhos confeitados e embalado em um exclusivo ovo de porcelana com decoração inspirada nos famosos ovos dos czares russos. "Apesar do valor, a novidade tem atraído os consumidores", salienta, comentando ainda sobre a grande saída dos ovos pintados com desenhos assinados pela artista Silvana Pujol, fazendo referência ao costume trazido pelos alemães de colorir ovos de galinha. Com todo o movimento na quinta-feira, a sexta deve ser de descanso e preparação para o sábado caótico que vem por aí.

Gostou? Compartilhe