Abril com frio e calor

Temperaturas amenas seguem até sexta depois clima volta a ser semelhante a verão, porém mês inteiro será de altas e baixas

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Raquel Vieira/ON

Um mês típico de outono, com temperaturas amenas, intercalando com o calor.  Assim será abril, até o final. A informação é do observador meteorológico, Ivegdonei Sampaio. Segundo ele, ontem a mínima registrada foi 10,5 graus e a máxima foi 21 graus na metade da tarde. O friozinho que pegou os gaúchos de surpresa domingo e se estende até sexta-feira é oriundo de uma massa de ar polar. Nesta terça-feira, a sensação térmica chegou aos oito graus, devido ao vento gelado que obrigou todo mundo a tirar os casacos do guarda-roupa.

Sampaio garante que o final de semana será de tempo bom e a chuva só deve dar as caras na terça-feira, dia 13. “No sábado e domingo teremos máxima de 26 graus, o que é considerado normal para o outono. Porém, a estação esse ano está apresentando temperaturas um graus mais baixas do que em anos anteriores”, explica.
Conforme Ivegdonei, o Rio Grande do Sul só não foi atingido pelas cheias que assolam o Rio de Janeiro em função das massas de ar polar que deixaram as temperaturas em declínio. “isso deve se manter até o final do mês então indico que os passo-fundenses saiam com casados para o início da manhã e tiram da bolsa o agasalho para noite, quando fica mais frio também”, disse ele.

Geada e pouca chuva
O observador meteorológico afirma que em 2009 choveu apenas 5 milímetros no mês de abril. A média histórica do mês é de 118 milímetros. Porém esse ano ainda não choveu em abril e só vai chover depois do dia 13. Além disso, a partir da semana que vem passam a ser registradas as chamadas geadas precoces, naturais em baixadas.
O outono com temperaturas mais baixas foi em 2008, com 2,1 graus nos termômetros. Números negativos não são registrados nessa estação desde 1980. Ainda conforme as previsões, o inverno deve ter frio dentro da média, com pouca chuva.

Gostou? Compartilhe