Nova sinaleira já causa polêmica

Equipamento que será instalado na esquina da rua Uruguai com Fagundes dos Reis já é motivo de desavença

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Texto e foto: Bruno Todero/ON

Uma nova alteração no trânsito da região central promete ser motivo de muitas discussões, assim como foi a mudança de sentido da rua Moron. Ainda nesta semana, um semáforo eletrônico deverá estar instalado e funcionando na esquina da rua Uruguai com a Fagundes dos Reis, próximo ao Colégio Marista Conceição.

No entendimento do Executivo, representado pelo secretário de Mobilidade Urbana, Adelar Aguiar, a medida visa proporcionar mais segurança para os motoristas e pedestres que por ali transitam. Já para o vereador José Eurides de Moraes, que reside próximo ao local, a alteração não obedece a uma recomendação da engenharia de trânsito, que orienta a não instalação de semáforos em vias que possuem mais de 9% de aclive - o que representa 90 cm de diferença de nível a cada dez metros - sob pena de dificultar o arranque de veículos pesados, como caminhões e ônibus. No caso da subida da Fagundes, o aclive é de aproximadamente 15%.

Segundo Aguiar, a decisão da mudança foi tomada com base em uma indicação técnica. "Não nos foi apresentada nenhuma indicação negativa quanto a colocação do semáforo naquele local. Isto o que o vereador fala é uma indicação, e não uma proibição", explica o secretário. Contudo, ele afirma que assim que a sinaleira for instalada, o que pode acontecer ainda hoje, começará um período de 60 dias de observação do tráfego no cruzamento. "Vamos fazer o monitoramento no local e, se houver a análise de que não gerou resultados positivos, podemos rever a mudança", salienta Aguiar.  

A matéria completa na edição de ON desta quarta-feira (07)

Gostou? Compartilhe