Foi encaminhado nessa quarta-feira para a Câmara de Vereadores o projeto de lei que criará um novo distrito em Passo Fundo. A reivindicação da comunidade do Capinzal é antiga. A principal queixa diz respeito ao atendimento prestado pelo atual distrito São Roque, devido ao grande número de comunidades abrangidas. Se aprovada pelo Legislativo, a criação do novo distrito trará melhorias para cinco comunidades do interior. Esse será o sexto distrito de Passo Fundo.
De acordo com o secretário de Interior, Décio Ramos de Lima, duas ações serão imediatas após a criação do novo distrito: a instalação de uma subprefeitura e respectiva escolha do representante da comunidade e a inclusão no Orçamento Cidadão. "Com isso eles ganham contato direto com os órgãos públicos além da participação no Orçamento Cidadão. Isso possibilitará que eles recebam e decidam o destino de parte desses recursos", explica Lima.
A criação do novo distrito depende ainda da aprovação da Câmara de Vereadores. O secretário é otimista em relação a isso. Após a votação o prefeito sanciona a lei. A comunidade fica encarregada de indicar uma lista de três pessoas para assumir o cargo de subprefeito, que será escolhido pelo prefeito Airton Dipp.
Distrito
Lima explica ainda que a formação de um novo distrito depende de um determinado número de habitantes além de área. "Essa é uma prerrogativa do executivo, porém como é um novo ente o prefeito não pode criar por decreto, apenas por lei", complementa. Por esse motivo o projeto precisa tramitar pela Câmara de Vereadores.
A matéria completa na edição de ON desta quinta-feira (08)