Vacina contra a gripe A está em falta

Chuva que atinge o Rio de Janeiro prejudicou a distribuição das vacinas em vários Estados do país. Em Passo Fundo, a previsão é de que a vacinação recomece somente após sexta-feira. Para as gestantes foram reservados doses da vacina

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Daniela Wiethölter/ON

A vacina contra a gripe A H1N1 está em falta nas unidades de saúde de Passo Fundo. Os estoques, ainda remanescentes da etapa passada, que não atingiu a meta esperada, terminaram nesta quarta-feira (7).

De acordo com 7ª Coordenadoria Regional de Saúde, houve atraso na entrega das doses por parte do Ministério da Saúde devido aos temporais que atingiram a Rio de Janeiro desde segunda-feira (5). A entrega foi prejudicada porque a central que distribui as vacinas para todo o país está localizada no Rio. A previsão é que um novo lote de vacinas chegue em Porto Alegre entre hoje e amanhã, quando a Coordenadoria receberá um novo lote para ser distribuído em Passo Fundo e  região.

Desde que começou a etapa de vacinação dos jovens entre 20 e 29 anos, nesta segunda-feira, o movimento aumentou significativamente no Posto de Saúde 24 horas, localizado no centro da cidade. Segundo a coordenadora do Posto, Irene dos Reis, a grande procura dos jovens foi uma surpresa, já que em campanhas anteriores de vacinação direcionadas aos jovens, a adesão foi abaixo da meta esperada. "A expectativa era encontrar muita resistência por parte dos jovens, mas felizmente, eles estão nos procurando e confiando na eficácia da vacina", explica.  Entre segunda e quarta-feira, quase 2 mil jovens foram vacinadas na unidade. "Só não vacinamos mais porque o lote de vacinas para esta etapa ainda não chegou", relata.

No entanto, a enfermeira destaca a grande preocupação em relação a imunização das gestantes. "Estamos muito preocupados porque somente metade da meta foi atingida até o momento e foram muitos os casos de gestantes que ficaram doentes e até morreram devido a gripe A no ano passado", disse.  A enfermeira revela que mesmo com a falta de vacinas, todas as unidades foram orientadas a reservar vacinas para as gestantes. "Não queremos que elas voltem para casa sem a imunização por falta de vacinas". Em Passo Fundo, a meta é vacinar mais de 34 mil jovens entre 20 e 29 anos até o dia 23 de abril. No Estado, já foram vacinados 62.220 jovens de 20 a 29 anos. Entre profissionais de saúde, indígenas, gestantes, crianças e doentes crônicos, 675.769 pessoas foram imunizadas no estado.

Gostou? Compartilhe