Novos rumos para a medicina

Palestrantes de diversas regiões do país trouxeram para Passo Fundo o debate sobre as novidades e avanços da medicina

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Glenda Mendes/ON

Salas de palestras concorridas, centenas de estudantes circulando, médicos debatendo as novidades. Esse é o panorama dos corredores dos locais em que acontecem as palestras e conferências do 7º Congresso Médico de Passo Fundo. O evento teve discussões acontecendo simultaneamente na Faculdade de Medicina da UPF (Universidade de Passo Fundo), no Villa Vergueiro Hotel, na Ameplan (Associação Médica do Planalto) e no Instituto de Ortopedia e Traumatologia. Em cada um desses locais, vários temas em nove áreas diferentes da medicina. Tudo isso fazendo com que a cidade se transforme em um dos principais referenciais de atualização nos últimos três dias.

Dentre os assuntos mais procurados pelos inscritos, estava a palestra do psiquiatra e psicanalista Sérgio de Paula Ramos, que é doutor em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo e especialista em Dependência Química pela Reutgers University e em Psiquiatria. Com uma abordagem que considera a dependência química como uma doença do cérebro, o médico apresentou ao público a importância da prevenção ao uso de drogas. Especialista no assunto, Ramos falou sobre a necessidade de retardar o contado dos jovens com as bebidas alcoólicas. "O álcool tende a ser o primeiro contato com droga feito pelos jovens. E no Brasil, acontece muito cedo e cada mais cedo. Apesar de não ser uma droga 'condenada' é a que realmente faz o papel de porta de entrada para outras", salientou.

Mas o segundo dia de Congresso Médico não foi somente de debates em torno da psique e do cérebro. Teve ainda as novidades sobre os tratamentos bariátricos, cirurgias, células-tronco, saúde feminina, saúde infantil, entre outros temas. E sábado, terceiro e último dia do evento, está reservado para os temas de clínica médica, ginecologia e obstetrícia, pediatria, anestesiologia, medicina do trabalho e ortopedia e traumatologia.

A matéria completa na edição de ON deste final de semana (10-11)

Gostou? Compartilhe