A parceria entre a Cáritas Diocesana e a Universidade de Passo Fundo rende constantemente muitos frutos. Da assessoria de estagiárias de psicologia e administração e o projeto Subsídio Financeiro às Entidades de Assistência Social, surge agora mais um projeto entre as duas entidades, o Projur (Procuradoria Jurídica) Mulher Cidadã. A iniciativa visa levar informações às mulheres sobre seus direitos e/ou procedimentos do cotidiano. O projeto pretende possibilitar a visita de uma advogada e professora aos grupos de mulheres mais carentes de Passo Fundo.
Entre os assuntos discutidos com as mulheres, destaca-se a relação familiar, incluindo a separação do casal, a afinidade com os filhos, a questão da relação estável e os direitos e deveres da família. A intenção é ainda poder salientar o direito da mulher na família e na sociedade.
Segundo a coordenadora do Projur Mulher Cidadã, professora e advogada Aurenice Peixoto V. Santos, "o projeto é essencial para o trabalho das mulheres. É preciso possibilitar a cada mulher o conhecimento de seus direitos, propiciando a conquista de um espaço na família e na sociedade."
Odete Kuhs Silveira, coordenadora dos grupos de mulheres da Cáritas Diocesana, acrescenta ainda que "a intenção é que cada mulher possa partilhar isso com suas amigas, vizinhas e pessoas da comunidade, assim as informações atingirão mais pessoas. Além disso, durante os grupos é possível identificar problemas a serem resolvidos e encaminhá-los ao Serviço de Assistência Jurídica, mantido pela UPF, que realiza os atendimentos gratuitamente". As visitas acontecem todas as semanas, cada dia em um grupo diferente assessorado pela Cáritas.
Parceria viabiliza Projur Mulher Cidadã
· 1 min de leitura