Planejando o desenvolvimento da cidade

Ano 2020: 6º Seminário de Mudança Comportamental discute o projeto de planejamento estratégico de Passo Fundo para os próximos dez anos. Criação de uma Agência de Desenvolvimento é uma das propostas do Conselho de Desenvolvimento

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Daniela Wiethölter/ON

Ao longo dos últimos anos, Passo Fundo se consolidou como um dos mais importantes pólos regionais em saúde, educação, cultura, prestação de serviços, comércio e agronegócio. Porém, o desenvolvimento do município não depende meramente de números, como a população, o PIB (Produto Interno Bruto) e os diversos serviços ofertados. Além disso, é necessário pensar em soluções que melhorem a qualidade de vida das pessoas que moram aqui. Neste sentido, inicia nesta terça-feira (13) o Seminário de Mudança Comportamental, que em sua 6ª edição, discutirá a implementação de projetos sugeridos pela comunidade para qualificar, por exemplo, a saúde, educação, turismo, industrialização e infraestrutura, entre outros.
Dentro da programação do evento, será apresentado o Planejamento Estratégico – Ano 2020, composto por um conjunto de propostas em diversos setores da cidade. O trabalho foi realizado por voluntários e representantes de entidades, associações e órgãos de governo que compõem o Conselho de Desenvolvimento de Passo Fundo. Segundo o presidente do Conselho, Elmar Luiz Floss, o objetivo do relatório é identificar as demandas e potencialidades do município. “Cada câmara setorial definiu um conjunto de objetivos estratégicos, bem como seus indicadores de acompanhamento, metas e ações propostas. O resultado é um verdadeiro diagnóstico das forças, oportunidades, fraquezas e ameaças de Passo Fundo”, afirma.

Além da apresentação do relatório, o evento também vai discutir a criação de uma Agência de Desenvolvimento, que abrangerá toda a região de Passo Fundo. A agência, que já existe em diversas regiões do estado, seria a responsável pela realização e continuidade dos projetos sugeridos pela sociedade civil organizada. “Entendemos uma agência de desenvolvimento poderia planejar o crescimento da cidade em longo prazo, acompanhando a implantação dos projetos sugeridos pela sociedade, mas principalmente garantindo a continuidade das ações entre as trocas de governo”, explica o presidente.

Programação
O seminário inicia nesta terça-feira (13) com a palestra do ex-reitor da Unisinos, Pe. Aloysio Bohnen. A palestra “Desenvolvimento: uma visão tecnológica e humanista”, tratará sobre a importância de planejar o crescimento das cidades, objetivando, além de números, uma melhor qualidade de vida dos moradores. Na mesma noite, serão apresentados os resultados do planejamento estratégico dos setores de Indústria e Comércio, Educação, Ciência e Tecnologia e de Saúde.
Na segunda noite, além da apresentação dos projetos das Câmaras Setoriais de Mudança Comportamental, Assistência Social, Turismo e Cultura e Tradição, também acontece uma palestra com o Presidente da Agência de Desenvolvimento do Alto Uruguai, Claudionor José Mores. Segundo Floss, o objetivo da palestra é apresentar a comunidade passo-fundense os resultados da criação da Agência de Desenvolvimento na região do Alto Uruguai. “O bom trabalho realizado na região do Alto Uruguai pode servir como exemplo para a nossa região, especialmente no desenvolvimento de ações que promovam a industrialização”, explica.

Na última noite, o tema dos debates será as Agências de Desenvolvimento no Rio Grande do Sul. O presidente da Pólo RS, empresa que presta consultoria para a criação das agências, Ronald Krummenauer, falará sobre a oportunidade, estrutura e importância da iniciativa. Para finalizar o evento, as Câmaras Setoriais de  Habitação e Urbanismo, Infraestrutura e Logística, Meio Ambiente e Saneamento Básico, Gestão Pública, Segurança Pública e Defesa Civil e Desporto e Lazer, apresentam o diagnósticos e projetos para os próximos dez anos.

6º Seminário de Mudança Comportamental
Quando: 13, 14 e 15 de abril, das 19h às 22 horas
Onde: Auditório da Faculdade de Medicina da UPF
Inscrições gratuitas no local

Gostou? Compartilhe