Redação ON
A fiscalização eletrônica do trânsito de Passo Fundo completa, na próxima segunda-feira (19), seis meses de operação, com dois trimestres bem distintos em relação a geração de infrações. No primeiro, que compreende o período entre 19 de outubro a 19 de janeiro, foram em média 18 mil multas geradas por mês. No segundo, de 19 de janeiro até 9 de abril, este número caiu para, em média, 2,5 mil, segundo dados da Guarda Municipal de Trânsito (GMT). A redução foi de aproximadamente 85% entre um período e outro.
Para o diretor da GMT, Cesar Variza, o principal motivo para a diferença foi o aumento no limite de velocidade, tanto nas lombadas quanto nas sinaleiras eletrônicas instaladas. A medida foi adotada justamente em meados de janeiro, depois de grande clamor público e de autoridades. Variza aponta ainda a mudança de comportamento dos motoristas como responsável pela queda nos índices. “Podemos atribuir essa redução a esses dois fatores”, salienta.
Em compensação, no mês de março, a cidade registrou um número recorde de acidentes de trânsito com danos materiais (acidentes com lesões são registrados pelo Corpo de Bombeiros). Segundo Variza, somente na Guarda, foram 390 registros, mais do que o triplo da média mensal da cidade, que é de 120 ocorrências.
Apesar da amostra, o diretor diz que ela não é suficiente para afirmar com exatidão que o acréscimo se deu em função do aumento da velocidade permitida. Entretanto, segundo ele, “é bom que os motoristas tomem conhecimento dos números para que adotem uma postura de mais cuidado”.
A matéria completa na edição de ON desta terça-feira (13)