Dia 27 de abril todas as discussões estarão voltadas para o tema da adoção, em Passo Fundo. O evento será promovido pelo Cededica - Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santo Ângelo, com o apoio da Secretaria de Assistência Social de Passo Fundo, OSCIP Acolher, Juizado da Infância e Juventude, Promotoria da Infância e Juventude e UPF. Conforme o secretário de Assistência Social, Adriano José da Silva, o debate é muito importante devido a realidade vivida hoje na cidade. “No lugar de encaminhar as crianças para as famílias e utilizar os abrigos como passagem temporária, estamos tendo que ampliar o número de abrigos para atender a demanda”, afirmou, reforçando que é preciso traçar e executar ações efetivas em benefício das crianças e dos adolescentes, com o apoio e a agilidade do judiciário. Atualmente, 60 crianças estão abrigadas na cidade, das quais 50 estão disponíveis para adoção.
O objetivo do encontro será capacitar os profissionais que atuam no sistema de justiça, privilegiando a filosofia básica e os princípios éticos que norteiam a adoção. Podem participar da capacitação profissionais que atuam no sistema de justiça, como : magistrados, promotores de justiça, defensores públicos, equipes interprofissionais, conselheiros tutelares, conselheiros de direito e profissionais que atuem na rede de serviços, incluindo gestores das políticas públicas de assistência social, saúde e educação, entre outros interessados no tema.
Na programação está prevista a participação de Silvia Nabinger- assistente social, doutora em Direito de Família, Estela Franco, advogada especialista em direito de família e ainda do Juiz da Infância e Juventude de Santo Ângelo. O encontro começa as 8h30, no Auditório Biomédico da Faculdade de Medicina da UPF. As inscrições podem ser feitas pelo site www.cededica.org.br, ou na Secretaria de Cidadania e Assistência Social de Passo Fundo, pelo telefone 3312 3070, com Denise. A inscrição é gratuita e as vagas limitadas.