Redação/ON
Todos os aspectos que envolvem a vida da população fazem parte dos direitos humanos. Nesta perspectiva, saúde, educação, alimentação, infra-estrutura, entre outros, são direitos humanos. Da mesma forma, a questão sócio-ambiental faz parte do rol de direitos das pessoas. Foi com objetivo de debater toda essa gama de questões, que Passo Fundo está sediando o 4º Colóquio Nacional de Direitos Humanos.
Na noite de ontem foi a vez da discussão sobre a preservação dos recursos naturais e a perspectiva sustentável na implementação do desenvolvimento urbano e rural, como forma de orientar a crítica a políticas e ações que se revelam insustentáveis e injustas em termos sócio-ambientais.
Além desses debates, o Colóquio concedeu o Prêmio Passo Fundo de Direitos Humanos. Os homenageados foram o professor Paulo César Carbonari, na categoria personalidade, e a Cáritas Diocesana, na categoria organização.
O professor Carbonari foi escolhido em razão de sua atuação em direitos humanos e também de sua produção teórica e de sua ação educativa. Carbonari é militante de direitos humanos desde 1989, com atuação na Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo e no Movimento Nacional de Direitos Humanos. A Cáritas Diocesana foi escolhida em razão da atuação da entidade na mobilização e organização social para a conquista de direitos.