A segunda edição da Feira Nacional do Frango – Fenafrango -, que ocorre de 25 a 30 de maio deste ano, em Passo Fundo, será cheia de novidades. A expectativa para este ano é de que 40 mil pessoas circulem pelo Parque de Exposições Wolmar Salton. Algumas das novidades da feira foram apresentadas à imprensa, na quinta-feira, pelos presidentes da ACISA, Dimas Froner; e do Sindicato Rural, João Batista Fernandes da Silveira, entidades promotoras do evento; e pelos coordenadores Jair Dutra Rodrigues e José da Silva Almeida.
A Feira ganhou mais dois dias, em relação à 1ª edição e um festival gastronômico, com receitas que levam o frango como ingrediente principal. Além das provas do Cavalo Crioulo e do 6º Encontro Estadual de Produtoras Rurais. Na parte técnica, a Fenafrango terá palestras com especialistas em avicultura. A intenção dos promotores é divulgar os potenciais da cadeia produtiva, incrementar o consumo de derivados de aves, impulsionar novos negócios e empreendimentos no setor, entre outros.
Em 2009 foram fechados na Fenafrango em torno de R$ 5,8 milhões em negócios, e a expectativa para este ano é de um incremento de 10% no volume de negócios, até porque o período de realização, em relação ao ano passado, se ampliou, quando mais de 23 mil pessoas visitaram a feira. “Agora temos os indicadores do ano passado e esperamos ultrapassá-los”, frisou o presidente da ACISA, Dimas Froner.
O presidente do Sindicato Rural, João Batista Fernandes da Silveira ressaltou a importância da cadeia produtiva do frango, que trabalha silenciosa em Passo Fundo. “Apesar da crise econômica e da desvalorização cambial não nos deixamos abalar e temos certeza que vamos consolidar a Fenafrango e consolidar a cadeia em nível nacional”, disse Silveira.
O evento será realizado no parque de exposições Wolmar Salton, na BR-285, que conta com dois pavilhões para expositores de 4,9 mil metros quadrados no total, além de pavilhão de remates para 2 mil pessoas, pavilhão de exposição de animais com 2 mil metros e restaurante.
Cadeia produtiva – O Brasil vem se destacando como um dos maiores exportadores de frango mundial. Segundo dados da Associação Brasileira de Avicultura (ABEV), em 2009, o Brasil exportou mais de 3,6 milhões de toneladas de frango e o Rio Grande do Sul, terceiro maior exportador do país, comercializou mais de 775,6 mil toneladas. Na região de Passo Fundo são 49 municípios produtores de aves, com 1.750 integrados. O frigorífico da cidade abete em torno de 460 mil aves/dia.
Fenafrango estima receber 40 mil pessoas
· 1 min de leitura