A Aula Inaugural da Escola de Arquitetura e Urbanismo da IMED, que aconteceu sexta-feira contou com a participação dos arquitetos da renomada Hype Studio, de Porto Alegre, Fernando Balvedi, Gabriel Garcia e Maurício Santos. O evento ocorreu no Auditório Central da IMED, organizado pela coordenadora da Escola de Arquitetura e Urbanismo, Professora Me. Andréa Mussi. Os profissionais apresentaram aos alunos e demais presentes o case de estudo da remodelação do Estádio do Internacional para a Copa do Mundo de 2014, através de uma palestra. A atividade teve continuação no sábado, ocasião na qual os alunos da Arquitetura puderam participar de uma oficina com os arquitetos da Hype Studio, conhecer a atuação do escritório em outros projetos e interagir com os profissionais.
Detalhes do 'Projeto Gigante Para Sempre'
Estacionamento: para comodidade do torcedor que vai nos jogos, nos shows no Gigantinho, no Centro de Eventos, ou apenas usufruir das lojas e restaurantes do complexo. Um edifício com altura inferior à das copas das árvores existentes, causando o menor impacto possível na paisagem do parque. No outro lado do complexo haverá outro estacionamento embaixo de uma esplanada. Ambos terão entradas e saídas pelas avenidas Padre Cacique e Beira-Rio.
Gigantinho: será reformado e adequado para receber todo tipo de espetáculos e convenções. Hoje em dia, o ginásio já é usado para esse fim, apesar de não ter a estrutura adequada. Essa área ganhará também um novo espaço que será transformado em praça de acesso, com monumentos e bares.
Campos suplementares: ganharão nova disposição, liberando a periferia do estádio. Com novos campos e quadras, será uma estrutura completa para o treinamento de várias equipes ao mesmo tempo - profissionais, categorias de base e times visitantes. A área contará ainda com um centro de treinamento com academia, departamento de fisioterapia, centro médico, saunas e vestiários.
Hotel: feito com investimento de capital privado, em parceria com uma rede hoteleira, que aproveitará a estrutura invejável que o complexo oferecerá, além de sua localização privilegiada. O Internacional também poderá usufruir deste hotel para fazer a concentração de seus jogos, assim como os times visitantes.
Arquibancada: a arquibancada inferior será modificada e ampliada, eliminando a antiga coréia e o fosso, aproximando assim a torcida do campo e aumentando o calor e a beleza do espetáculo. Toda a volta do anel inferior receberá camarotes e suítes, obra esta já iniciada. Além disso, todos os lugares do estádio terão cadeiras e serão marcados.
Cobertura: o Gigante receberá uma nova e moderna cobertura, construída em estrutura metálica, cobrindo todos os lugares do estádio, inclusive as rampas e os acessos aos portões. A nova estrutura, projetada em módulos, permitirá uma construção rápida e em etapas. Com isso, não haverá necessidade de interdição do estádio.
Acesso: uma marina será construída na orla do Guaíba, dando nova possibilidade de acesso ao Complexo.
Lazer: sob a cobertura do estádio será construída uma nova área de lazer, voltada para o Rio Guaíba, que contará com museu do Internacional, loja do clube, praça de alimentação, e restaurantes panorâmicos no último andar. A nova cobertura do Beira-Rio será formada por 75 módulos.
Imprensa: Integradas a estrutura da cobertura estão previstas novas cabines de imprensa, que serão as mais modernas do Brasil.