Redação/ON
A tão esperada chuva deve chegar ainda hoje, mas deve vir causando estragos, com previsão até mesmo de queda de granizo. Tudo isso é consequência das altas temperaturas dos últimos dias, inclusive a registrada ontem à tarde, que foi a mais alta do mês. “A chuva deve vir somente à tarde, mas o dia deve começar com vento”, comenta Ivegndonei Sampaio, observador meteorológico da Embrapa Trigo. De acordo com ele, a mudança é resultado de uma frente fria associada a uma área de instabilidade que começa a se espalhar pela região. “Com o aumento das nuvens carregadas, há risco de temporal e pancada de chuva por vezes forte, acompanhada por descargas elétricas e rajadas de vento de moderado à forte, ocasionais”, completa Sampaio.
Durante a semana, devem ocorrer pancadas de chuvas, rajadas de ventos, descargas elétricas, queda na temperatura, retorno do ar seco e elevação das temperaturas. Todas essas ocorrências estão previstas de hoje (20) a domingo (25). As mudanças começam com a chuva que está prevista para hoje que, devido às altas temperaturas dos últimos dias, pode vir acompanhada por granizo. “Não está descartada esta possibilidade até mesmo porque essa mesma frente fria já ocasionou estragos na Argentina, onde caiu granizo do tamanho de uma mão. Não acredito que chegue aqui com tanta intensidade, porque sempre perde um pouco de força”, avalia o observador. Para hoje, a previsão é temperaturas entre os 16ºC e 26ºC.
Na quarta-feira (21), a nebulosidade permanece, continuando com a possibilidade de chuva no feriado. “Com a permanência da área de instabilidade, pode ocorrer ainda pancadas de chuva fortes em áreas isoladas, com rajadas ocasionais”, salienta Sampaio. Mínima 16ºC e máxima 26ºC nesta quarta-feira. Tempo instável segue na quinta-feira, mas com uma diferença: “permanece a área de instabilidade, mas cai a temperatura, que entra em ligeiro declínio a partir da tarde”, explica Sampaio. Entretanto, comparando a temperatura da terça-feira, com as que devem ser registradas a partir da tarde de quinta-feira, a queda será brusca, pois a máxima prevista para este dia é de 22ºC.
Já na sexta-feira, a área de instabilidade deve começar a se afastar da região já no início do dia. “À tarde já pode aparecer o sol entre nuvens. A temperatura pode baixar dos 8ºC”, ressalta. Com esta previsão, vai ser preciso tirar os casacos do guarda-roupa, mas eles serão usados por poucos dias, pois no domingo à tarde a temperatura volta a subir. “De sexta-feira até domingo, o ar frio e seco vai predominar na região, deixando, principalmente no sábado e domingo, as temperaturas mínimas próximas aos 8ºC e as máximas não passando dos 22ºC”, completa. Mas na tarde de domingo, começam a subir gradativamente e deve fazer 24ºC.
Chuva forte
“Conforme os boletins que recebemos de todos os institutos, de terça-feira (20) até quinta-feira (22) à noite, pode chover o equivalente à média do mês, que é de 118,2 milímetros”, alerta Sampaio. A previsão de volume significativo acontece para todo o estado, sendo que para algumas regiões existe a expectativa de quantidade ainda maior. “Alguns boletins falam em torno de 150 milímetros para nossa região, podendo ser de até 200 milímetros para algumas regiões do estado. Mas acredito que por aqui deve mesmo ficar próximo da média do mês em dois ou três dias de chuva intensa”, prevê.