Glenda Mendes/ON
O primeiro trimestre do ano foi de crescimento na oferta de empregos em Passo Fundo. Foram 774 novos postos de trabalho criados, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Este número indica um percentual de crescimento de 1,64%, superior ao mesmo período do ano passado, quando foi de 1,37%, referente a 604 vagas no mercado formal de trabalho. Dos principais setores que empregam no município, o trimestre foi melhor para o setor de serviços, com crescimento de 2,45%. O percentual representa uma soma de 491 novas vagas.
A segunda colocação na geração de empregos é do comércio, com um incremento de 218 postos de trabalho, o que equivale a um crescimento de 1,56%. A indústria vem em terceiro lugar, com percentual positivo de 0,13%, representando 12 novas vagas. Já a construção civil teve um trimestre negativo. O saldo entre contratações e rescisões foi de quatro demissões a mais, fazendo com que o setor amargue um resultado de -0,16%. Em março, o setor também não se saiu bem, e teve um resultado negativo de 2,87%.
Os dados que se referem à Fundação Gaúcha do Trabalho e Assistência Social/Sistema Nacional de Emprego (FGTAS/Sine) de Passo Fundo, também apresentam crescimento no primeiro trimestre de 2010 em relação a igual período do ano passado. De acordo com o coordenador regional do órgão, Gilmar Brunetto, “o crescimento foi substancial, com especial destaque para serviços, comércio, indústria de transformação e construção civil”, salienta. De acordo com ele, a variação entre esses quatro setores é a rotatividade em que eles aparecem na primeira colocação em oferta de empregos. “São esses os setores que mais ofereceram vagas, sendo que em um mês cresceu mais um deles, em outro mês foi outro”, explica Brunetto.
A matéria completa na edição de ON de terça-feira