Redação ON
A baixa no nível de qualquer barragem é curiosa por fazer aparecer objetos antes escondidos sob a água, alguns há muitos anos. Mas, na barragem do Capingui, na divisa entre Passo Fundo e Marau, a falta de chuvas revelou caso pelo menos intrigante: três carcaças de veículos agora podem ser vistas em uma área próxima da reserva florestal do Ibama. A denúncia foi conferida de perto pela reportagem da rádio Planalto AM, após contato de um morador da região, que preferiu ter a identidade preservada.
Ontem pela manhã, mesmo com o tempo chuvoso, os repórteres João Altair e Alisson Dozza foram até o Capingui, entraram em contato com o morador, que os levou, em uma jangada movida a remo, até o local do descarte. Segundo eles, em uma margem, onde o nível da água está cerca de 10 metros abaixo do normal, foi visto o teto recortado de um carro. Do outro lado, a cerca de 200 metros do primeiro, foi avistada a parte traseira de uma camionete, que parecia ter afundado de bico na água. Bem próximo dali, uma terceira carcaça foi revelada, mas também aparecendo apenas o teto.
Segundo Dozza, em uma análise preliminar, não havia como identificar o modelo dos veículos, principalmente devido ao avançado estado de deterioração em que se encontravam. Nem mesmo a cor foi preservada. O que chamou mais a atenção dos repórteres é que, nos três locais de descarte, não havia ligação próxima de estradas ou pontes, o que levanta a suspeita de que os veículos tenham sido transportados até o local em embarcações.
O morador que descobriu as carcaças informou ainda que, em outros anos de estiagem, outros veículos foram encontrados no fundo do lago. As imagens devem ser disponibilizadas para a Polícia Civil, que pode investigar o caso.