Vacinação segue abaixo da meta

A campanha de vacinação ainda não atingiu a meta esperada entre gestantes, adultos entre 20 e 29 anos e crianças. Campanha para idosos inicia sábado, com a realização do Dia D

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Daniela Wiethölter/ON

A poucos dias de terminar a etapa de vacinação dos jovens entre 20 e 29 anos, gestantes, doentes crônicos e crianças de seis meses a dois anos de idade, a meta estabelecida ainda está longe de ser cumprida. Em Passo Fundo, o maior desafio será cumprir a meta do Ministério da Saúde entre gestantes e jovens entre 20 e 29 anos, que até o momento a cobertura atingiu somente 55% e 46%, respectivamente.

Segundo o calendário, a vacinação para estes três grupos prioritários encerra na sexta-feira (23) e, no sábado inicia a campanha para os idosos, acima de 60 anos, que serão imunizados contra a gripe sazonal e, aos doentes crônicos, incluirá a vacina contra a gripe A (H1N1). O balanço parcial da Secretaria de Saúde, aponta que até o momento o grupo das crianças atingiu a meta, com 3.350 doses da vacina aplicadas e cobertura de 87%. Já os doentes crônicos compareceram em massa e ultrapassaram o esperado, com 175% de cobertura e 22.423 pessoas vacinadas. Foram vacinadas 1.416 gestantes - 55% da estimativa - e 15.886 jovens de 20 a 29 anos, 46% da cobertura pretendida. Para o cumprimento das metas, deverão ser vacinadas, no total, 2.559 gestantes e 34.101 jovens.

 “Não sabemos ainda se haverá prorrogação de data para vacinação para os jovens entre 20 e 29 anos, mas estamos satisfeitos com a superação de meta nas crianças e profissionais da saúde”, afirma a coordenadora. As gestantes poderão se imunizar contra a Influenza A até o final da campanha, programada para acabar em 21 de maio.

A matéria completa na edição de ON desta quarta-feira

Gostou? Compartilhe