Daniela Wiethölter/ON
A campanha contra a gripe A fez com que a procura pela vacina aumentasse em clínicas particulares em Passo Fundo. Na Cia da Vacina, que recebeu 500 doses da vacina na quinta-feira (15), praticamente todas já foram aplicadas. Com lista de espera desde o início de março, a clínica ampliou o horário de atendimento para atender a grande demanda.
Segundo a técnica em enfermagem da clínica, Ana Paula Oliveira, a vacina é uma opção para as pessoas que não foram contempladas nos grupos de risco da campanha nacional de vacinação. “A procura por essa vacina é muito grande porque existe muita campanha pública informando da importância de ser vacinado. Quem não pode vacinar no posto de saúde e gostariam de ser imunizadas vem buscar essa proteção na clínica”, comenta Ana Paula.
Com o término deste primeiro lote, a clínica ainda não tem previsão de quando a fábrica deve encaminhar mais vacinas. Ana Paula explica que, assim como não existe uma previsão de data, também não existe uma estimativa de quantas doses serão disponibilizadas no próximo lote. “Precisamos aguardar, mas acreditamos que somente semana que vem teremos mais vacinas”, disse. As vacinas são do tipo Trivalente, capaz de combater o vírus H1N1 e mais dois tipos de gripe e custam R$ 140.
A Oficina da Vacina ainda não recebeu vacinas contra a gripe A. O responsável técnico pela clínica, Francisco Bittencourt, explicou apesar do atraso na entrega, a procura aumenta a cada dia. “Em março, a média era de 30 ligações por dia, agora estamos recebendo mais de cem”. A procura na clínica aumentou também porque a nova vacina vai substituir a vacina da gripe comum, já que vai combater além do vírus H1N1, outros dois vírus comuns da gripe. “Ela é diferente da vacina oferecida pelo governo, pois em uma só dose a pessoa ficará imune ao vírus da gripe A e da gripe comum”, explica.
Vacinas contra gripe A chegam a clínicas particulares
· 1 min de leitura