Redação ON
Ficar sem os documentos pessoais é uma situação que por si só causa transtornos. Seja por perda, extravio ou roubo, a questão piora se os documentos forem usados para realizar uma compra em prestações ou para requerer um empréstimo, por exemplo. Feito isso por quem roubou ou encontrou os documentos de outras pessoas, se a que teve o nome registrado durante a transação não honrar o pagamento de uma dívida, o credor tem o direito de registrar seu nome nos serviços de proteção ao crédito. Dessa forma, quem já sofreu danos com a perda dos documentos, sofre pela segunda vez tendo que pagar dívidas que não fez ou arcando com o registro do nome em órgãos, como SPC e Serasa.
Porém, existe uma forma de evitar que isso aconteça ou restringir a ação de quem roubou os documentos. E é esse alerta que o SPC de Passo Fundo quer fazer à população. Segundo Sérgio Giacomini, diretor do SPC, que é um órgão ligado à Câmara de Dirigentes Lojistas, acessando o site do SPC na internet é possível registrar temporariamente a perda. "No site, o consumidor encontra um número de telefone gratuito, que ele pode usufruir para informar a perda. Assim, pelo período de três dias, ele terá um alerta de documento perdido e se alguém for fazer uma compra com os documentos dele, não conseguirá, pois o procedimento não será autorizado", explica Giacomini.
Entretanto, para manter o alerta, é preciso que outras atitudes sejam tomadas: "o consumidor precisa registrar a ocorrência na polícia e depois deve comparecer pessoalmente ao balcão do SPC para registrar o alerta", completa. De acordo com Giacomini, esse é um serviço simples, de grande utilidade, mas que poucas pessoas fazem uso. "As pessoas não usam muito esse serviço, mas poderiam usar mais para evitar que alguém utilize documentos para fazer compra no nome", alerta.
Depois disso, se os documentos forem encontrados, o processo inverso deve ser feito. "Se encontrou os documentos, o consumidor deve se dirigir ao balcão do SPC para solicitar a retirada do alerta", salienta.
Como proceder
Para explicar como fazer o registro de alerta, o SPC elaborou algumas dicas. Confira.
- Primeiro, você deve fazer um Boletim de Ocorrência na Policia Civil de Passo Fundo
- Tendo este Boletim de Ocorrência em mãos, compareça ao SPC de Passo Fundo, que fica na avenida General Netto, 443, térreo, em frente ao Fórum, para registrar o alerta
- Após encontrar a documentação perdida, o consumidor deve fazer um Boletim de Ocorrência solicitando a retirada da Ocorrência do sistema da Policia Civil e também ir até o balcão de atendimento ao consumidor do SPC de Passo Fundo para comunicar o ocorrido.
Benefícios do alerta
- Tendo o alerta de documentação perdida, a pessoa que roubou os documentos ou os encontrou, não terá livre uso dos documentos, pois o alerta estará disponível na consulta ao SPC (caso a empresa o faça) uma citação de perda ou roubo dos documentos apresentados
Serviço
Telefone SPC: 3311-5511
E-mail: [email protected]