A direção do Cpers/Sindicato entregou ontem, em reunião na Câmara de Vereadores com os integrantes da Comissão de Educação e Bem Estar Social (Cebes), um relatório apontando que o quadro de professores na rede estadual de ensino ainda não foi completado em Passo Fundo. Segundo o documento, passados cerca de 60 dias do início do período letivo, o déficit seria de cerca de 100 professores. O levantamento foi feito pelos próprios integrantes do Cpers/Sindicato, e mostra ainda a falta de funcionários como merendeiras, monitores, bibliotecários e coordenação. De acordo com informações do sindicato, somente em duas escolas não há falta de nenhum profissional.
De acordo com o coordenador da 7ª Coordenadoria Regional de Educação, professor Heliomar Lara, que acompanhou a reunião, há diversos motivos para a falta de professores. Segundo ele, até o dia 15 de abril, um levantamento da CRE demonstrava que existiam aproximadamente 100 educadores em laudos médicos. Em somente uma escola há 10 professores nesta situação. Ainda foram realizadas pelo menos 17 exonerações de profissionais que deixaram o cargo estadual para ingressarem em outro serviço público.
Lara também comunicou que foram protocolados até este período pelo menos 125 pedidos de licença prêmio, e destes, 65 já foram liberados por estarem em período pré-aposentadoria. Junto a estes dados somam-se ainda outros 15 pedidos de licença interesse e 80 solicitações de aposentadorias, 50 delas já concedidas. "Se pensarmos que existe um total de 3.400 professores na cidade, isso significaria que pelo menos 5% destes estão em laudo médico. É um número bastante expressivo. Apesar disso, temos tentado, a medida do possível, fazer as adequações", declarou.
O presidente da Cebes, vereador Patric Cavalcanti (Dem), disse que, como a coordenadoria informou que em poucos dias o problema deverá ser resolvido, irá aguardar até a próxima semana para ver o andamento da questão. Do contrário, alertou que poderá procurara a intervenção do Ministério Público.
Manifestação
O 7º Núcleo do CPERS/Sindicato realiza hoje, às 13h30, um manifesto em frente à 7ª CRE contra a falta de professores na rede estadual de ensino na região. O protesto acontece simultaneamente em todo o Estado.