Nesta sexta-feira, na Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski, aconteceu uma café literário em comemoração aos seus 70 anos de fundação. Desde segunda-feira, o espaço foi palco de inúmeras atividades literárias e artísticas, também referentes à Semana Nacional do Livro.
A Biblioteca Pública foi fundada no dia 02 de abril de 1940, e atualmente conta com um acervo de 55 mil obras, entre literatura infantil, infanto-juvenil e adulta, de todas as áreas do conhecimento. O prefeito municipal, Airton Lângaro Dipp, aproveitando a oportunidade, enfatizou que Passo Fundo vem se destacando no cenário nacional no que se refere à Educação e Cultura. Ele frisou ainda, que o trabalho desenvolvido com os alunos das escolas municipais, de formar novos leitores, também está com o mesmo propósito da biblioteca, de formar cidadãos e consolidar cada vez mais Passo Fundo como Capital Nacional da Literatura.
A secretária de Educação, professora Vera Vieira, destacou que a biblioteca está com mais de cinco mil usuários cadastrados. Ela disse ainda, que mesmo sem estar totalmente remodelada, a biblioteca está servindo muito bem à comunidade passo-fundense. “Temos atividades diferenciadas semanalmente durante o ano inteiro, e isso é muito bom, inclusive com a participação de autores”, disse. A coordenadora da Biblioteca Pública, professora Marilza Bragagnolo, lembrou que nesta semana foram realizadas inúmeras atividades diferenciadas, e para várias faixas etárias.
Também presente, o representando do Legislativo, o vereador João Pedro Nunes, parabenizou os envolvidos nas atividades da biblioteca, e o prefeito Dipp pelo trabalho em prol da Educação que está sendo efetivado no município.
Após a cerimônia ainda aconteceram várias apresentações artísticas, além de ações de promoção à leitura que ocorreram no turno da tarde.
Assessoria PMPF