Articular a busca de recursos no combate às drogas foi o objetivo do seminário realizado nesta sexta-feira (23) pela Prefeitura Municipal de Passo Fundo juntamente com o Conselho Municipal Sobre Drogas (Comad). O evento aconteceu no auditório do Campus II da UPF e reuniu representantes de mais de 30 municípios da região, contando com explanações de agentes doa Governos Estadual e Federal.
Na oportunidade, o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Rene Cecconello, destacou que o combate ao uso de drogas é uma luta que vale a pena. “Que bom que estamos trocando idéias com o poder Estadual e o Federal, para construir em parceria, políticas públicas que se articulem para enfrentar essa grande epidemia, que é o uso de drogas”, disse ele.
A presidente do Comad, a psicóloga Vanessa Ilha, explicou que os municípios vizinhos estão sendo incentivados a criarem seus conselhos para combaterem as drogas e elaborarem projetos para arrecadarem fundos, para serem investidos na prevenção, tratamento e reinserção social dos dependentes. “A atitude tem que ser de todos, cada um fazendo a sua parte. Temos que criar espaço para que a prevenção aconteça e o tratamento melhore”, acrescentou Vanessa.
Já a secretária Executiva do Conselho Estadual de Entorpecentes (CONEN), Maria de Andrade, ressaltou o compromisso dos conselhos, que têm a função de criarem políticas locais, fazendo com que os envolvidos sejam compromissados e facilitadores das ações propostas. “Eu espero que consigamos nos encontrar mais vezes para discutirmos sobre esse assunto”, disse.
Responsável pela palestra do turno da manhã, a assessora do Conselho Nacional de Políticas Sobre Drogas (Conad), Débora Domiceli, que explanou sob o tema: “Criação de Conselhos Municipais Sobre Drogas”, destacou que a melhor forma de prevenção é através da municipalização das ações, pelo trabalho articulado das secretarias de Trabalho, Educação, Esportes, Segurança e Saúde.
Já na conferência da tarde, o coordenador de subvenção social da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), Manoel Teles, que falou sobre a “Criação e Elaboração de Projetos”, frisou a qualidade dos projetos, que não basta ter dinheiro ou a necessidade de gastá-lo neles, e sim, qual o ‘produto’ que esse dinheiro vai gerar para a sociedade.
Também estavam presentes na solenidade de abertura os vereadores José Eurides e Diógenes Basegio.
Assessoria de Imprensa PMPF