O Colégio Salvatoriano Bom Conselho celebra seus 60 anos na segunda-feira, 26 de abril, dia da padroeira Nossa Senhora do Bom Conselho. Criado em 19 de março de 1950 pelas Irmãs Salvatorianas, a instituição conta atualmente com mais de 700 alunos e inova as suas atividades em 2010 com o turno integral, além de ampliar seu espaço físico com mais cinco salas de aula, uma brinquedoteca e colocando à disposição das comunidades escolar e geral um restaurante. Uma missa de ação de graças foi realizada nesta sexta-feira (23) para marcar as seis décadas da escola.
Segundo a diretora, Ir. Leonila Gubert, a proposta do Bom Conselho é uma educação integral para formação dos alunos. "O processo educativo, com suas inovações, compõe a organização e a gestão da escola em suas práticas pedagógicas, ampliando o espaço educativo da sala de aula para outras atividades no espaço escolar. Dentro dessa visão, a prática educativa desenvolve atividades culturais, esportivas, dança, canto, capoeira e violão, que visam ao desenvolvimento integral e social dos alunos", afirma Ir.Leonila.
O colégio oferece os cursos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, sob a direção das Irmãs Salvatorianas, contando com o apoio de uma equipe de coordenadores, professores e funcionários especializados, que desempenham suas atribuições com competência e seriedade, favorecendo a cultura e a humanização, inspirado no lema: Educando e promovendo a vida.
Ao todo são 87 professores e funcionários. "Na caminhada histórica de sucesso do Colégio Salvatoriano Bom Conselho fica a certeza da confiança e formação de várias gerações que por aqui passaram e se renova a esperança na continuidade da missão educativa formando novas gerações, contemplando conhecimento científico, humano e cristão", frisa a diretora.
O surgimento do educandário
Atenta ao legado deixado por padre Jordan, a congregação das Irmãs Salvatorianas funda o Colégio Salvatoriano Bom Conselho em 19 de março de 1950, como parte de uma rede de escolas, dando-lhe o nome de Escola Doméstica Santa Isabel, a pedido do senhor João Maria Andrade, então presidente do Circulo Operário e do bispo Dom Claudio Colling, cuja solicitação foi dirigida à madre provincial. Inicialmente, a Escola Doméstica Santa Isabel mantinha internato para moças e recebia alunas da comunidade com a missão de educar, formando-as para as artes domésticas: culinária, bordado e corte e costura.
As aulas da escola doméstica eram pagas e serviam de sustentação para as irmãs pioneiras, uma vez que o trabalho no ambulatório e no Círculo Operário era totalmente gratuito. Em seu processo de implementação do espaço educativo, no ano de 1954, foi autorizado o funcionamento do Ginásio Bom Conselho, datada de 13 de abril e, três anos mais tarde - 1957, foi fundada a Escola Normal Ginasial. No ano de 1958, a escola foi transferida para o novo prédio, localizado na Avenida Brasil. No dia 9 de março, foi celebrada a primeira missa no novo estabelecimento da Escola Normal Bom Conselho.
Ampliando seu espaço educativo no ano de 1960, o Colégio Normal Bom Conselho entra em pleno funcionamento com os cursos Primário, Ginásio e Normal, trazendo para a cidade a formação de professoras normalistas. Outro passo importante e inovador foi a criação do Curso Normal Experimental de Grau Colegial, em período de férias, no ano de 1963. Tal curso trouxe ao Bom Conselho uma marca muito especial, pois formou inúmeros educadores que se espalharam pelos diversos estados do Brasil, principalmente do Curso Supletivo de Ensino de 2º Grau para titular leigos no exercício do magistério.