Daniela Wiethölter/ON
Começou neste sábado (24) a vacinação para as pessoas acima de 60 anos contra a gripe sazonal e contra a gripe A para idosos com doenças crônicas. Muita gente acordou cedo para se vacinar, o que provocou filas de espera em diversas unidades de saúde. Além dos idosos, pessoas com doenças crônicas, crianças e jovens sadios entre 20 e 29 anos também compareceram às salas de vacinação.
O atendimento no Posto 24 horas foi intenso desde o início da manhã. As filas que chegaram até a esquina com a Rua Paissandu causaram reclamações dos idosos pela demora no atendimento. “A gente teve que esperar até a nossa etapa, agora vamos ter que ficar na fila junto com os outros grupos. É injusto, pois muitos têm dificuldade de ficar em pé por muito tempo”, reclamou o aposentado Silvério Gomes. Por este motivo, foi priorizado no local o atendimento aos idosos, enquanto os jovens, crianças e doentes crônicos foram orientados a procurar outras unidades de saúde no município. Somente neste sábado, foram aplicadas 875 doses da vacina contra a gripe A e 1018 doses contra a gripe sazonal em idosos com mais de 60 anos. Segundo a coordenadora da unidade, Irene dos Reis, houve muita insistência por parte dos idosos sadios em tomar também a vacina contra a gripe A. “Esta vacina é restrita aos idosos com doenças crônicas, justamente para prevenir complicações futuras. Para quem é sadio, não há necessidade de vacinar contra a gripe A”, explicou.
No Cais da Vila Luiza, o movimento também foi grande, mas a aplicação da vacina foi realizada em duas salas, o que agilizou o atendimento aos idosos sadios. “Separamos a vacina da gripe sazonal em uma sala e a da gripe A em outra, assim não causou tumulto nem houve insistência para tomar as duas doses, quando não era necessário”, disse a coordenadora do Cais, Maria Angélica Gueller. Na unidade foram aplicadas 270 doses da vacina contra a gripe comum em idosos sadios com mais de 60 anos. No entanto, a grande maioria das pessoas que procurou atendimento neste sábado era ainda de outros grupos, principalmente doentes crônicos. No total foram 370 doses contra a gripe A.
A matéria completa na edição de ON desta segunda-feira