Glenda Mendes/ON
A tão esperada chuva veio e durou quase uma semana. Desde a terça-feira da semana passada, dia 20 de abril, até a tarde de ontem (26) foram 214 milímetros de chuva, o que já é 75% superior à média histórica do mês. “Devido a uma forte área de instabilidade que entrou em nossa região na terça-feira (20) à tarde, trazendo pancadas de chuva por vezes forte e contínuas, acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de ventos moderados que chegaram até 54 km/h, tivemos uma grande quantidade de chuva nos últimos dias”, salienta o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio, da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo.
Apesar da chuva ter parado um pouco no sábado, voltou a aparecer no domingo. “Essa área deu uma folga no sábado, quando o clima só ficou parcialmente nublado, mas partir do domingo à tarde, devido a um sistema de baixa pressão atmosférica que atuou em nossa região, tivemos chuva de forte intensidade, principalmente no final da madrugada de segunda-feira”, completa Sampaio.
De acordo com ele, das 9h de domingo até 9h de segunda-feira foram 88 milímetros de chuva. “Desde o início das chuvas, no dia 20, até as 15h do dia 26, choveu 214 milímetros. Isso representa uma quantidade 75% acima da média de 118,2 milímetros para o mês de abril”, destaca o observador. A situação é bastante diferente da verificada em abril do ano passado, quando foram apenas 4,8 milímetros de chuva. “Como o mês de abril tem uma média mais baixa, foi uma quantidade história de chuva”, complementa.
A matéria completa na edição de ON desta terça-feira (27)