Meta é vacinar 21 mil idosos em Passo Fundo

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Teve início no último sábado, a campanha de vacinação contra a gripe comum para pessoas acima dos 60 anos. O movimento no final de semana foi considerado bom e a previsão é que até 7 de maio, último dia dessa etapa, a meta de 21 mil idosos seja atingida.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Alberi Grando, o que está preocupando é a vacinação contra a Gripe A, onde  jovens e gestantes não compareceram nos números estimados.  Da população de 20 a 29 anos, apenas 46% procurou os postos, enquanto que entre as gestantes a vacinação atingiu 55%.

Entre as pessoas portadoras de doenças crônicas é que a procura foi intensa. A previsão era que 12 mil pessoas fossem vacinadas, mas em Passo Fundo o número alcançou quase 20 mil, ou 174% da meta, avaliou Grando. “Muitas pessoas que não tinham essas doenças acabaram procurando os postos e se vacinando”, analisou o secretário.

Quem não compareceu nos períodos indicados, pode procurar as unidades de saúde e se informar. Pelo calendário oficial, gestantes podem se vacinar até  7 de maio; crianças de 6 meses a 2 anos devem fazer a segunda dose, também até  7 de maio. Pessoas de 30 a 39 anos terão vacina contra a Gripe A, de 10 a 21 de maio.

Gostou? Compartilhe