Redação ON
Discutir ações em prol do meio ambiente será o principal mote do mês dedicado a essas questões no município. Mudando a tradição de anos anteriores, em vez de abril, o Maio Ambiental. E logo na primeira atividade serão envolvidas as crianças, no 3º Encontro Infanto-Juvenil do Meio Ambiente, que será realizado no dia 5 de maio, no Instituto Menino Deus.
O encontro tem o objetivo de oportunizar aos professores e alunos discussões, trocas de conhecimentos e construção de propostas sobre o tema Biodiversidade e sustentabilidade ambiental. Serão dois turnos de palestras, com atividades que começam às 9h e se seguem até as 17h. "A programação será repleta de conferências, exposições, oficinas e apresentações de peças teatrais. Todas as escolas que têm alunos de 5ª a 8ª séries (6º ao 9º anos) do município de Passo Fundo estão convidadas a participar com a representação de dois alunos e um professor", salienta Flávia Biondo da Silva, do Museu Zoobotânico Augusto Ruschi.
Para a inscrição, as escolas devem encaminhar o nome dos representantes para a Secretaria do Meio Ambiente até 27 de abril, mediante a apresentação de propostas construídas na escola sobre o tema do evento.
As propostas levantadas pelas escolas serão expostas criativamente no 3º Encontro Infanto-Juvenil do Meio Ambiente e apresentadas no 10º Encontro Municipal de Avaliação das Ações Ambientais que acontecerá nos dias 13 e 14 de maio, na Universidade de Passo Fundo. Esses eventos já se tornaram tradicionais e têm por objetivo proporcionar à sociedade momentos de reflexão, mobilização e planejamento para a efetivação de uma agenda ambiental, com o envolvimento de todos os atores da nossa sociedade.
A organização dos eventos do Maio Ambiental é da Assembleia Permanente pela Preservação Ambiental, que é um fórum permanente e representativo de organizações governamentais e não governamentais que trabalham com o meio ambiente.