Reunião debate sobre obra da unidade de saúde da Victor Issler

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O presidente da Câmara Diógenes Basegio, se reuniu ontem com o secretário de saúde, Alberi Grando, e lideranças dos bairros Victor Issler, Dona Elisa e Vila Fátima, para saber informações sobre a construção da  Unidade Básica de Saúde na Victor Issler. A unidade está sendo planejada há dois anos e, por isso, a comunidade está preocupada com o andamento da obra e pede agilidade. Basegio, que tem auxiliado na intermediação desta construção, pediu ao secretário a agilização das ações para poder entregar o quanto antes esta unidade de saúde, já que é uma solicitação antiga daquela comunidade. ”Eu como vereador e como morador do bairro sei da importância e da necessidade desta unidade de saúde, por isso, estamos aqui com o intuito de pedir ao Poder Público que o projeto tenha preferência e seja entregue o quanto antes”, declarou.

O secretário Alberi Grando disse que este caso terá prioridade absoluta, porque entende a sua importância e porque também é um desejo seu ver esta solicitação concluída. Ele salientou que o local onde será construída esta unidade tem sido considerado um ponto crucial há muito tempo pela administração municipal, e o recurso propiciado pelo deputado Beto Albuquerque foi de extrema importância, porque assim não depende do orçamento municipal. Grando afirmou que não tinha o conhecimento de como estava o andamento do projeto de construção que já teria sido enviado a Secretaria de Planejamento, mas garantiu que ainda nesta terça-feira dará o retorno às pessoas envolvidas. “Não é falha de ninguém. Às vezes a própria burocracia atrasa um pouco, mas a minha intenção é que a obra seja entregue o quanto antes. Ela terá total prioridade”, declarou.

O presidente da Associação de Moradores da Victor Issler, Jorge Nascimento, salientou que atualmente o bairro possui um ambulatório em funcionamento, porém ele possui um espaço físico insuficiente, limitando e precarizando os atendimentos à população, que é obrigada a buscar atendimento em outros ambulatórios, postos, centros de saúde e ou hospitais da cidade. “Nós juntos com o Dr. Basegio estamos buscando o início desta obra. Já faz dois anos que estamos nesta luta, mas tenho certeza que com o auxílio do vereador e do secretário poderemos efetivá-la, quem sabe, ainda este ano”, destacou.
 
A unidade

A construção desta Unidade Básica de Saúde será possível mediante um convênio entre os governos federal e municipal, através de uma emenda parlamentar do Deputado Federal Beto Albuquerque no valor de mais de R$ 500 mil e mais a contrapartida do município. A  expectativa é que esta unidade tenha um prédio de mais de 300m2 composta por dois pavimentos e será situada no quarteirão formado pelas ruas: Fagundes dos Reis esquina com rua Uruguaiana e rua Petrobras – antigo posto policial que existia na entrada do Bairro Victor Issler. Ela vai atingir mais de 18 mil pessoas das localidades de Vila Fátima, Dona Elisa, Vila Annes, Manoel Portela, 1º Centenário  e parte do bairro Vera Cruz.

Gostou? Compartilhe