Raquel Vieira/ON
Os eleitores de Passo Fundo e região que precisam transferir o título eleitoral ou emitir a primeira via do documento para votar no dia 3 de outubro poderão fazer isso neste sábado e domingo. Apesar do feriado do Dia do Trabalho, os cartórios eleitorais de todo o país vão fazer expediente extra para atender os que deixaram para a última hora. O prazo oficial, determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral, termina em 5 de maio. Em Passo Fundo são aproximadamente 130 mil eleitores, mas esse número deve mudar depois de terminar o prazo para a regularização.
Conforme o chefe substituto do Cartório da 33ª Zona Eleitoral, Rodrigo Zacatto, o horário de atendimento será das 12h às 19h. E na segunda, terça e quarta-feira o expediente será ampliado, das 9h às 19hs. Segundo ele, o movimento já é intenso e deve aumentar nos próximos dias. "Fazemos um apelo à comunidade que não deixe para vir na última hora porque haverá fila e o atendimento será demorado. No final de semana será uma oportunidade para regularizar a situação. E não adianta ter esperanças, porque não haverá prorrogação do prazo", explica. Nesta semana foram registrados aproximadamente 200 atendimentos diariamente.
Documentos e responsabilidades
Para fazer o título é necessário apresentar um documento oficial brasileiro de identificação - original ou cópia autenticada -, no qual conste o nome completo, data de nascimento, filiação, nacionalidade e naturalidade, comprovante de residência e de quitação militar. No caso de transferência, o eleitor deve comprovar residência mínima de três meses no novo domicílio.
A matéria completa na edição de ON desta sexta-feira (30)