Faltam seringas para vacinação contra gripe A

Novo lote deve chegar entre hoje e segunda-feira

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A vacinação da gripe A está suspensa pelo menos até segunda-feira (3) em Passo Fundo. A grande procura nos últimos dias provocou o término das seringas e agulhas nos postos de saúde da cidade, interrompendo a aplicação.

O problema pode ter sido provocado pelo excesso de pessoas que se disseram doentes crônicas e receberam a imunização, mesmo sem a comprovação da doença, já que o município não está exigindo atestado médico. A Secretaria de Saúde esperava vacinar 12 mil doentes crônicos, mas até ontem, 29 mil pessoas haviam sido imunizadas. "Como não exigimos a comprovação da doença, algumas pessoas podem ter conseguido se vacinar mesmo sem nenhum problema", disse o secretário Alberi Grando.
Para ele, os grandes prejudicados com isso são os idosos, que estão no prazo para vacinação e terão de esperar para se imunizar apenas quando um novo lote de seringas chegar. Ainda assim, Grando orienta a população para que não tenha pressa, já que não há uma epidemia de gripe A em Passo Fundo.

Segundo a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, o novo lote de seringas e agulhas, que são distribuídas pelo Ministério da Saúde, deve chegar à cidade entre hoje e segunda-feira.

Gostou? Compartilhe