Daniela Wiethölter/ON
Movimento grande, mas poucas vendas, esta é a avaliação dos comerciantes presentes na 25ª Mostra de Pequenos Animais nos três primeiros dias do evento. Segundo o coordenador do evento, Wilson Pinheiro, o parque recebeu pouco mais de 16 mil visitantes. Nesta sexta-feira (30) grande parte do público era de pessoas da terceira idade, que foram beneficiados com a entrada livre para o Encontro da Melhor Idade.
Os visitantes da terceira idade vieram de várias regiões do estado organizados em excursões. Além das atrações da Mostra, como o comércio, pequenos animais, artesanato e flores, os idosos também puderam participar do Baile da Melhor Idade. De Passo Fundo, vários grupos também marcaram a presença no evento, como as amigas Ines Assonalho, de 70 anos, e Nair Rombaldi da Silva, de 67, integrantes do grupo da Terceira Idade do Bairro Santa Maria. “Gostamos muito de vir na Mostra, especialmente neste dia que a entrada é gratuita”, disse Nair. Percorrendo os corredores do comércio, Ines constatou que o preço dos produtos está alto. “Acho que vou voltar no domingo à noite, quando as lojas baixam o preço das roupas”, revelou.
Vendas em baixa
Com 420 estandes em toda a Mostra, entre vestuário, calçados, pequenos animais, artesanato, flores e agronegócio, as vendas até o momento não estão chegando às expectativas dos expositores. O próprio coordenador do evento revelou que os comerciantes não estão animados com as vendas. “Acho que estamos diante de uma crise”, disse Pinheiro.
Nos estandes de confecções, os vendedores confirmam a constatação. “Eu esperava maior movimento. Acho que o calor espantou nossos clientes”, disse a expositora do município de Caxias do Sul, Uriria Bernardi. Em outro ponto, a vendedora de roupas femininas, Helena da Rosa, também de Caxias, também reclama das vendas. “O movimento até agora é só de pessoas olhando e pesquisando os preços. Espero que elas voltem no final de semana para comprar”, disse.
A matéria completa na edição de ON deste final de semana (01-02)