Passo Fundo supera meta e não tem mais vacinas

Mais de 67 mil pessoas já foram vacinadas. Número acima da meta estimada pode comprometer a vacinação de adultos entre 30 e 39 anos. Idosos recebem vacinas no interior até o final de semana

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Daniela Wiethölter/ON

Todas as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde para as três primeiras etapas de vacinação contra a gripe A (H1N1) já foram ultrapassadas em Passo Fundo. Com mais de 67,2 mil pessoas vacinadas, a vacinação alcançou 115%, quando o limite considerado satisfatório pelo ministério é de 80%. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Mara Dill, as vacinas excedentes para os doentes crônicos já somam mais de 21,6 mil doses, o que provavelmente vai comprometer a vacinação de quem realmente precisa e tem o direito de ser imunizado, como os adultos entre 30 e 39 anos, crianças que precisam receber a segunda dose da vacina e as gestantes.

Nas unidades de saúde do município onde estão sendo aplicadas as vacinas, a maior procura desde o início da vacinação são de pessoas que afirmam ter alguma doença crônica. Para a coordenadora, pode ser que o grupo seja realmente maior que esperado. "É irreal dizer que somente 20% das pessoas têm alguma doença crônica", disse.

Nessa segunda-feira, grande parte das unidades de saúde já não tinha mais vacinas contra a gripe A. Somente em alguns postos da Estratégia Saúde da Família, onde o a equipe de agentes conhece o histórico médico dos pacientes, foi possível realizar um maior rigor na aplicação da vacina. Segundo a coordenadora do posto da Santa Marta, Rose Maria dos Santos, as vacinas são aplicadas somente em pessoas que se enquadram nos grupos de risco do ministério. "Por isso, nós ainda temos uma pequena reserva de vacinas, que servirá para vacinar as crianças, que ainda precisam receber a segunda dose e ainda os adultos de 30 e 39 anos que participam da próxima etapa da campanha", explica.

A partir de segunda-feira (10), inicia a quinta e última etapa de vacinação, para adultos de 30 a 39 anos. Essa faixa etária concentrou 15% dos casos de doença respiratória grave e 22% dos óbitos causados pelo vírus H1N1 no ano passado. Em Passo Fundo, o ministério tinha estimado vacinar 27.755 pessoas, mas a coordenadora revela que não sabe se o governo irá repassar vacinas suficientes para atender toda essa população. "Estamos negociando com o Estado e com o ministério para que avaliem a nossa situação de forma diferenciada, mas não temos certeza se o novo lote será suficiente", disse Mara.

Revolta e agressões
Diante da falta de vacinas, os servidores da saúde têm passado por situações constrangedoras nas salas de vacinação. "Alguns servidores estão sendo agredidos por pessoas que se revoltam por não conseguir vacinar. Enquanto tínhamos vacinas, a gente vacinava, agora não sabemos como vai ficar", finalizou.

Vacinação no interior
A prefeitura realiza nesta semana um mutirão de vacinação no interior do município. Serão oferecidas as vacinas contra a gripe sazonal e para os portadores de doenças crônicas, a da gripe A. A vacinação começou ontem para os idosos moradores da Sede Independência.

Confira o cronograma
Terça-feira (4)
9h - Santo Antônio do Capinzal
14h - Pulador

Quarta-feira (5)
9h - Bela Vista
14h - Bom Recreio

Quinta-feira (6)
8h30min - São Valentim
10h - São Roque

Gostou? Compartilhe