Bruno Todero/ON
Está nas mãos do prefeito Airton Dipp a decisão de reverter ou não a inversão da rua Moron, no trecho entre as ruas General Netto e Coronel Chicuta. Ontem, ele recebeu das mãos do presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Passo Fundo, Roberto Estivallet, um relatório que aponta redução de 26,39% nas consultas ao Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) de 20 lojistas da quadra afetada pela inversão.
O índice apresentado - considerado o mais fiel para medir o desempenho do comércio em geral - representa o comparativo entre os meses de fevereiro e março de 2009 (quando não havia a interrupção da rua) e o mesmo bimestre de 2010 (quando a inversão foi implantada). O levantamento foi produzido a pedido do próprio prefeito, após o apelo dos comerciantes da rua para que a inversão fosse repensada. Para comprovar que apenas os lojistas da Moron tiveram perdas no período, o CDL apresentou os dados referentes a todo comércio varejista de Passo Fundo no mesmo período. Nesse caso, as consultas ao SPC cresceram 1,58%.
Na ocasião da solicitação, Dipp declarou que, para rever a decisão e prejudicar o fator trânsito, precisaria comprovar para a sociedade passo-fundense que os lojistas estavam tendo prejuízos consideráveis.
Para Estivallet, o relatório é a comprovação de que a inversão comprometeu a capacidade de atração de clientes para os lojistas do trecho. “Sabemos que onde há maior movimentação de pessoas e carros, há também acréscimo no faturamento”, disse. Ele disse ainda não ter dúvidas que a decisão do prefeito será favorável aos lojistas. “Temos certeza que a inversão da Moron será revista após este relatório”, completou.
O presidente da CDL garantiu, ainda, a recontratação dos 14 funcionários demitidos no período caso a rua seja reaberta. “Temos a garantia dos lojistas que estas pessoas voltaram para o trabalho”, finalizou. A readmissão dos trabalhadores foi outra condição do prefeito Dipp para que a inversão da rua fosse revista.
Dipp anuncia decisão em alguns dias
Ao final do dia, o prefeito Dipp disse à reportagem que ainda não pôde analisar detalhadamente o relatório da CDL, mas que o fará durante esta semana, junto de técnicos e pessoas ligadas ao setor de trânsito no município. “Temos diversos índices para analisar. Vamos fazer isso detalhadamente e só depois tomar uma decisão”, disse o chefe do Executivo.
Ainda assim, mesmo que a Moron volte a ter o tráfego liberado, um novo estudo será feito ao final de 60 dias para comprovar se houve ou não aumento nas vendas e se as lojas voltaram a crescer.
Perdas desde a Eleutério
O relatório da CDL levantou também dados de consultas ao SPC na maioria dos varejistas instalados na rua Moron entre a rua Capitão Eleutério e a Bento Gonçalves, e entre a Bento Gonçalves e a General Netto. No primeiro trecho, a queda no bimestre foi de 19,54%. No segundo, perdas de 20,18%.
O relatório ainda mostrou o volume de consultas ao serviço nos meses de outubro e novembro, nos anos de 2008 e 2009. Isso porque, em setembro de 2009, foi inaugurada a segunda fase do Bella Città Shopping Center, o que, segundo o prefeito, poderia ter contribuído para a redução nas vendas do comércio nas proximidades. Para surpresa até mesmo dos responsáveis pelo levantamento, o estudo apontou que as lojas daquele trecho da Moron tiveram incremento de vendas de 58,58%. “Com isso, chegamos a conclusão que as lojas foram beneficiadas com a ampliação do shopping, em função do aumento no movimento. Mas depois voltaram a perder quando a rua foi fechada”, disse Estivallet.
Realidades distintas na Sete e Moron
Com duas lojas na cidade, uma na rua Moron e outra na avenida Sete de Setembro, a família Dal’Alba representa bem o que os comerciantes do trecho invertido reclamam. Na primeira loja, as vendas nos últimos meses caíram entre 20 e 30%. Na segunda, o movimento se manteve estável. Resultado: o jeito foi apelar para as promoções e reduzir o quadro de funcionários. A loja não precisou demitir nenhum comerciário, mas deixou de repor as perdas de dois trabalhadores, um que pediu demissão e outro que entrou em licença maternidade. “Depois da inversão, passam mais bicicletas do que carros nessa rua”, brinca o gerente de compras, Guilherme Dal’Alba.
Consultas ao SPC na Moron (segundo a CDL)
Entre a Chicuta e a Netto
Fev/Mar 2009 Fev/Mar 2010 Variação
989 728 -26,39%
Entre a Netto e a Bento
Fev/Mar 2009 Fev/Mar 2010 Variação
1934 1556 -19,54%
Entre a Bento e Eleutério
Fev/Mar 2009 Fev/Mar 2010 Variação
1863 1487 -20,18%
Consultas em toda cidade
Fev/Mar 2009 Fev/Mar 2010 Variação
42.515 43.185 +1,58%