Cepa atende a 600 clientes de todo o Brasil

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

UPF comemora 25 anos de trabalho do Centro de Pesquisa em Alimentação, em solenidade marcada pela entrega oficial de equipamentos que irão duplicar a capacidade de análise da qualidade do leite no Sarle
 
A semente plantada por professores da UPF em 1985 gerou frutos. Hoje, uma ampla e moderna infraestrutura permite que o Cepa atue no desenvolvimento do setor alimentício, através da realização de ensaios para controle de qualidade e melhoria de produtos, adequação de tecnologias e rotulagem de alimentos embalados. O Centro conta com um qualificado corpo técnico que realiza consultorias e emite laudos para certificação e registro de produtos e, ainda, dá suporte aos cursos de Agronomia, Engenharia de Alimentos, Química, Biologia e Farmácia, que utilizam os laboratórios especialmente montados para a realização de aulas práticas. Mensalmente cerca de 600 clientes dos mais diversos estados do Brasil, especialmente da região sul, buscam os serviços prestados.

Os 25 anos de atuação e comprometimento do Centro de Pesquisa em Alimentação (Cepa) da UPF foram comemorados com uma solenidade especial, nesta terça-feira, 04 de maio. Autoridades acadêmicas, convidados especiais, professores, alunos e funcionários participaram do momento, que teve como destaques o descerramento de uma placa comemorativa e a entrega oficial de equipamentos ao Serviço de Análise de Rebanhos Leiteiros, o Sarle, um dos 11 laboratórios vinculados ao Cepa.
 
Representando a Reitoria na solenidade comemorativa, o vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários Adil de Oliveira Pacheco parabenizou a equipe. “Trago uma palavra de incentivo para que a equipe do Cepa continue sempre olhando para frente e que esses 25 anos se repitam muitas vezes. Nos sentimos orgulhosos com o trabalho realizado”, destacou. O vice-reitor Administrativo Nelson Germano Beck e o representante da FUPF Edmar Vianei Marques Daudt também prestigiaram o evento.
 
Na opinião do coordenador do Cepa, Jorge Schulz, é importante lembrar dos pioneiros, que apostaram na criação do Centro, hoje consolidado. “É uma alegria comemorar 25 anos constatando a procura por nossos serviços crescer cada vez mais, especialmente devido à agilidade e à qualidade do que realizamos aqui”, disse, considerando que diversos laboratórios são credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e ANVISA.  
 
O Cepa é vinculado à Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV) e funciona junto ao prédio do curso de Engenharia de Alimentos, no Campus I da UPF. Para o diretor da FAMV Mauro Rizzardi, o Cepa é um exemplo de um trabalho que deu certo. “Há 25 anos quando se idealizou criar um grupo de pesquisadores que trabalhasse com a questão dos alimentos, surgiu o Cepa. A partir daí foi possível desenvolvermos essa área, interagirmos com a comunidade. O Cepa é um exemplo de como integrar ensino-pesquisa-extensão de uma maneira efetiva”, argumentou.
 
Sarle: capacidade duplicada
Durante a comemoração, um dos principais laboratórios de pesquisa e prestação de serviços do Centro, o Sarle, recebeu oficialmente novos equipamentos destinados pelo Mapa. As máquinas duplicarão a capacidade de análise da qualidade do leite realizada pelo Sarle, que é o maior laboratório da sua modalidade no país. Dessa maneira, será possível receber amostras de todas as indústrias e produtores do Estado. A representante do Mapa, Josinete Freitas, salientou a importância da parceria do Sarle com o Ministério. De acordo com ela, o investimento nos equipamentos foi de cerca de R$ 1,5 milhão.
 
Conforme o coordenador do Sarle, Carlos Bondan, os equipamentos já passaram pelo período de teste de validação e já estão em pleno funcionamento. “É uma estratégia do Mapa a ampliação da capacidade analítica dos laboratórios, já que o setor leiteiro é uma parte da economia do país que está crescendo muito”, justificou. O Sarle é um dos oito laboratórios do país credenciados pelo Ministério para analisar a qualidade do leite.
 
Reunião trimestral
Integrando as comemorações de 25 anos do Cepa, aconteceu nestes dias 4 e 5 de maio, a reunião trimestral da Rede da Qualidade do Leite. Representantes dos oito laboratórios participantes, sendo dois do Rio Grande do Sul (Passo Fundo e Pelotas) e os demais de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco, além de pessoas ligadas ao Ministério da Agricultura, debateram questões relacionadas ao funcionamento dos espaços.

Gostou? Compartilhe