Maio imprevisível

Chuva deve chegar à região na noite de hoje, permanecendo até sábado e com bastante intensidade. A partir de domingo, tempo abre e mínima fica nos 9 graus

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação ON

"A melhor definição para o mês de maio é que ele é indefinível." Lembrando que a época é uma das mais complicadas para os meteorologistas, já que abrange características das quatro estações no decorrer de apenas 30 dias, o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio anuncia as multiprevisões para o restante desta semana e prepara a população para o conturbado período. "Em relação à temperatura, é possível dizer que ela vai cair um pouco nestes próximos dias, mais precisamente até a próxima terça-feira. Mas dizer que a partir de agora o frio vai se tornar mais presente é bastante relativo, já que o mês tem a fama de confundir", avisa Sampaio, referindo-se principalmente ao chamado veranico de maio.

Sobre os fenômenos climáticos, o observador afirma que a partir da noite desta quinta-feira entra na região uma área de instabilidade que traz chuva, afetando a temperatura, com máxima de 24ºC e mínima de 12ºC. No dia seguinte, a chuva ainda permanece, com mais intensidade, e a temperatura cai alguns graus e fica entre e 19ºC e 14ºC, fechando a semana com um dia fresco e úmido, característico do outono. Ainda mais forte no sábado, a chuva colabora para a queda da temperatura, que deve ter mínima de 13ºC e máxima de 17ºC. Como o tempo começa a melhorar a partir da noite, a promessa é de um domingo de céu limpo e baixas temperaturas, que devem ficar entre 9ºC e 20ºC, com bastante sol durante a tarde. Sobre a chuva, o observador da Embrapa explica que nos primeiros dias de maio foram registrados 9,8 mm de chuva, o que representa 7,5% da média do mês, que é de 131,5 mm. Até o fim da semana, com exceção do domingo, as manhãs serão frias com leve elevação da temperatura apenas na quinta-feira (13). Para a semana que vem, a previsão é de estabilidade e temperaturas mínimas entre 10ºC e 8ºC, sem passar dos 20 graus.

Gostou? Compartilhe