Município tem plano de habitação

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Passo Fundo já tem um plano definido para o setor habitacional do município, que prevê, até 2023, a construção de 15 mil moradias, em parcerias com os governos e a comunidade. Esse foi um dos pontos apresentados durante audiência pública realizada pela Prefeitura Municipal, através da secretaria de Habitação, na noite de quarta-feira, no plenarinho da Câmara de Vereadores.

Inicialmente, o secretário de Habitação, José Clademir Daron, relatou as ações desenvolvidas para que se chegasse a um plano final, onde a comunidade teve a oportunidade de opinar em diversas reuniões. Agora, segundo Daron, vão ser necessárias parcerias para que o déficit habitacional do município seja resolvido. Segundo o diagnóstico apresentado, até 2011, a falta de moradias em Passo Fundo vai alcançar 5 mil unidades. Ao mesmo tempo,  a secretaria de Habitação tem uma lista de mais de 8 mil inscritos. Daron acredita que muitos dos inscritos são jovens, que ainda estão se preparando para casar e por isso tentam garantir uma habitação.

Entre as propostas apresentadas, estão o acesso ao solo como disse Daron, que é a criação de novos loteamentos, junto com a facilitação de moradias para quem não tem renda  para outros financiamentos. Nos últimos cinco anos, revelou o secretário, foram construídas mais de mil unidades na cidade, confirmando a disposição do governo Dipp-Cecconello em tentar resolver essa questão.

Presente ao encontro, o vice-Prefeito e secretário de Planejamento, Rene Cecconello, destacou que a formatação do plano era um momento importante para a comunidade, que participou da construção do mesmo e que agora deve continuar junto para que a efetividade seja conseguida. O vereador Paulo Pontual, que assistiu a explanação, parabenizou o município pela iniciativa.

Fonte: Assessoria de imprensa da PMPF

Gostou? Compartilhe