Nas próximas eleições, Passo Fundo contará com mais de 130 mil eleitores. Essa é a estimativa do Cartório Eleitoral de Passo Fundo após o encerramento do prazo para regularização do título eleitoral ontem. Nos últimos dois dias, foram aproximadamente 1,5 mil pessoas. Só ontem o movimento chegou a aproximadamente mil eleitores. O cartório atendeu das 9h às 19h. Quem chegou na fila até as 19h recebeu senha para atendimento. A expectativa é de que o cartório funcionasse até a meia-noite.
Quem está em falta com a Justiça Eleitoral fica impedido de participar de concursos públicos, sair do país, conseguir porte de arma e participar de qualquer atividade que exija certidão de regularidade com a Justiça Eleitoral. Além disso, cada turno não votado e não justificado acarreta multa de R$ 3,51, que é cumulativa. Após três turnos sem comparecer, o eleitor tem o título cancelado.
Algumas datas importantes
10 de junho
De 10 a 30 de junho, dependendo do dia que os partidos políticos ou coligações escolherem seus candidatos, é vedado às emissoras de rádio e de televisão transmitir programa apresentado ou comentado por candidato escolhido em convenção. Início do período para nomeação dos membros das mesas receptoras para o primeiro e eventual segundo turnos de votação.
30 de junho
Último dia para a realização de convenções destinadas a deliberar sobre coligações e escolher candidatos a presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal, estadual e distrital.
06 de julho
Data a partir da qual será permitida a propaganda eleitoral.
18 de agosto
Início do período da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.
3 de setembro
Último dia para entrega dos títulos eleitorais resultantes dos pedidos de inscrição ou de transferência.
28 de setembro
Data a partir da qual e até 48 horas depois do encerramento da eleição nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou ainda por desrespeito a salvo-conduto.
3 de outubro
Dia das eleições