Bruno Todero /ON
O passo-fundense conhece vários grupos de aficionados por VW Fusca. Há ainda os apaixonados por Opala e derivados. Tem também aqueles que se preocupam com o que existe sob o capô. O jornal já mostrou também um grupo de passo-fundenses que adotou o Galaxie como forma de vida. Agora, em uma iniciativa da rádio Planalto, através do programa Planalto nos Bairros, a ideia é fazer surgir novos grupos de apaixonados por outros modelos não tão glamurosos.
O primeiro passou foi dado nesta sexta-feira, quando os proprietários das velhas senhoras, como são chamadas as Kombis, foram convocados a se reunir no salão comunitário da Vila Isabel. Para participar, não bastava ter o veículo, mas possuir uma história de ligação com a perua. Com apenas uma semana de divulgação, 13 proprietários compareceram ao evento. Até mesmo uma Kombi ambulância, que pertence ao Hospital São Vicente de Paulo, foi exposta no encontro. Estima-se que existam mais de 500 em Passo Fundo.
Entre as tantas histórias dos proprietários, destaque para a do morador do bairro Bom Recreio, João Antônio de Godói, de 37 anos. A história dele se confunde com a da Kombi. Aos cinco anos, o pai comprou o seu primeiro exemplar do modelo. “Ainda me lembro que em 1977 meu pai comprou a 1ª Kombi dele, ano 1962. Logo depois, veio uma Kombi 1975 e depois dessa várias outras”, conta. Godói cresceu e abandonou um pouco o gosto pela perua, até que, há cerca de três meses, comprou a sua primeira, ano 2004. “Sempre gostei, mas nunca pude comprar. Já tive outras peruas, mas prefiro a Kombi. Com ela posso trabalhar e passear com a família”, revela.
Quem também fez questão de aparecer no encontro foi o morador do bairro São Cristóvão, Leandro Andrade Moreira, de 35 anos. Com um modelo personalizado, destaca que a principal qualidade da kombosa é a durabilidade, economia e versatilidade. “Dá para levar meu material de som ou levar a família passear”, garante. Moreira revela que já teve sete Kombis diferentes, e que não pensa em trocar de modelo.
Após a grande aceitação do primeiro encontro, os produtores do programa Planalto nos Bairros pretendem ampliar a iniciativa. Colecionadores ou mesmo usuários de modelos como o Fiat 147, Corcel, Chevette, entre outros, também deverão ser chamados para expor as suas relíquias.
Pau pra toda obra
Iniciativa do programa Planalto nos Bairros reúne apaixonados pela Kombi, veículo produzido há seis décadas no Brasil
· 1 min de leitura