Redação ON
A madrugada de domingo foi a mais gelada do ano. Entre às 4h e 7h fez 7,4ºC. A temperatura máxima foi registrada às 16h e foi de 16ºC. Devido a velocidade do vento, às 15h, a sensação térmica chegou a 10ºC. Segundo o observador meteorológico da Embrapa, Ivegndonei Sampaio, este frio foi registrado devido a uma frente fria associada a alta umidade do ar, com formação de nevoeiro.
Sampaio afirma que vem mais frio por aí. “Nesta segunda-feira podemos ter mais frio ainda. A temperatura mínima deverá ficar entre 6ºC e 8ºC. Pude constatar que será bastante frio devido ao ponto de orvalho baixo de ontem. A máxima não deve ultrapassar os 18ºC”, explicou o observador meteorológico.
Na terça-feira, uma nova frente fria chega a Passo Fundo associada a nebulosidade. A mínima será de 10ºC e a máxima 18ºC. “Pode chover fraco. A temperatura máxima entra em elevação gradativamente”, contou Sampaio.
Na quarta-feira, as temperaturas começam a entrar em elevação. Uma massa de ar seco deverá afastar a área de instabilidade e as temperaturas deverão ficar entre 12ºC e 24ºC. De quarta a sexta-feira as temperaturas mínimas poderão ser entre 13ºC e 14ºC e as máximas de 22ºC a 25ºC.
Sampaio falou que as temperaturas frias registradas ainda estão dentro da média, mas até o final do me de maio, as temperatura poderão chegar a 26ºC. “Dentro deste mês temos o conhecido veranico de maio. Os meteorologistas afirmam que dentro deste mês é possível ter as quatro estações”, disse o observador meteorológico.
Em 2007, maio registrou a temperatura mais fria dos últimos 30 anos para este mês, que foi de -1,5ºC com geada forte. Sampaio acredita que neste ano não será registrado uma temperatura tão baixa, porque em 2009, as temperaturas foram mais altas, a mínima foi de 3,1ºC e a máxima de 27,8°C. “Poderemos ter temperaturas mais frias até o dia 15 de maio e no final do mês teremos dias mais quentes”, explicou Sampaio.