Os produtivos debates que vêm acontecendo em Passo Fundo desde 2006 por meio do Fórum da Comunicação Comunitária não poderiam vir em melhor hora neste ano: com a recente implantação da primeira rádio comunitária da história do município, a rádio Igaí, o assunto está em alta e tem movimentado a população em torno das novas propostas e dos caminhos da comunicação exercida pela comunidade. Promovido pela Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade de Passo Fundo, o evento acontece no dia 11 de maio, no auditório do LCI, no campus I da UPF, a partir das 19h30.
Ciente de que o sucesso das novas manifestações e da possibilidade de projetos futuros depende da compreensão do que já foi realizado até aqui, a quarta edição do fórum tem como tema central o relato e a análise das experiências de comunicação comunitária existentes em jornais, rádios e televisão em Passo Fundo. Para isso, a atividade vai contar com uma série de convidados responsáveis por dimensionar o que tem sido realizado no município e o que pode ser construído a partir dessas vivências. Quem coordena o evento é o professor Otávio Klein, juntamente com a turma do 8º nível do curso de Jornalismo. Voltado principalmente aos representantes de organizações não governamentais de Passo Fundo e região, além da comunidade interessada, o fórum tem inscrições abertas por meio do e-mail [email protected], ou na hora e no local do evento, sem custos para os participantes.
Histórico
Com sua primeira edição em 2006, o Fórum da Comunicação Comunitária surgiu com o objetivo de contribuir no debate sobre as práticas da comuniação nas organizações sociais, estabelecer um diálogo entre especialistas em mídias comunitárias e lideranças sociais, apontando caminhos para uma boa comunicação nas comunidades e entre as comunidades. No ano seguinte, a atividade girou em torno da televisão comunitária, e obteve seus primeiros frutos com a criação de uma comissão dedicada à buscar a instalação da TV comunitária em Passo Fundo.
Fórum da Comunicação Comunitária nesta terça
· 1 min de leitura