Passo Fundo prepara Festa do Divino

Realizada há três décadas, a festa do Divino Espírito Santo cultua a devoção e as tradições portuguesa. Programação inicia no dia 19 e segue até o dia de Pentecostes, em 23 de maio

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação ON

A Sociedade Portuguesa do Divino Espírito Santo se prepara para realizar a tradicional Festa do Divino no próximo dia 23 de maio. A festa é uma das mais antigas celebrações religiosas de origem portuguesa, mas também realizada em diversos países do mundo. Em Passo Fundo, ela acontece desde a década de 1980. Na tradição católica, a Festa do Divino lembra o dia de Pentecostes, como é chamada a descida do Espírito Santo sobre os discípulos de Jesus. A data é celebrada sempre 50 dias após a Páscoa e este ano cai no dia 23 de maio.

O presidente da entidade, José Teixeira da Luz, explica o objetivo da Festa: “o Espírito Santo é a terceira pessoa da Santíssima Trindade. É uma festa de louvor a Deus, muito bonita e muito alegre”. Conforme a tradição, as festividades começam na quarta-feira que antecede o dia de Pentecostes onde os fiéis iniciam o tríduo de orações que seguem até a noite de sexta-feira. No sábado é realizada uma cerimônia onde são ofertados pão e carne para famílias carentes convidadas pelos membros da Sociedade. No domingo pela manhã, a partir das 10h, as atividades iniciam com uma missa, que neste ano será realizada na capela do Colégio Menino Deus. Nesta cerimônia, acontece a coroação do rei menino, representando fartura e perdão. Após a missa, os fiéis participam de uma procissão festiva, que percorre o caminho da capela até a Sociedade. Neste trajeto, é levado o símbolo do Divino Espírito Santo acompanhado do Imperador e membros da entidade.

O Imperador do Divino, ou também chamado de Festeiro, é o organizador da festa, que em Passo Fundo, é representado pelo Presidente da Sociedade. Juntamente com outros membros, eles são os responsáveis por promover, angariar fundos e mobilizar a população na organização da festa. O Imperador também tem a missão de distribuir pães e carnes à população mais carente. Para encerrar as festividades, acontece um almoço de confraternização com diversos pratos típicos de Portugal.

Festa do Divino
O símbolo da Festa do Divino é a mandala de fogo com a pomba branca ao centro. A pomba significa o próprio Divino Espírito Santo (Mt. 3.16) e a mandala de fogo o momento que o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos, a Pentecostes (At 2,4.6). A cor da festa é a branca e a vermelha, a branca significa a paz, o altíssimo e a pomba que pousou sobre Jesus e a vermelha o sangue de Jesus, o Espírito Santo, as labaredas de fogo.

Gostou? Compartilhe