Agora preocupação é com recuperação de aulas

Coordenadoria pretende encerrar o ano letivo até o dia 30 de dezembro com aulas aos sábados e nos turnos inversos as aulas

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Daniela Wiethölter/ON

As vésperas de encerrar o primeiro trimestre de aulas na rede estadual de ensino, ainda existem turmas que estão sem professores em Passo Fundo. Nas escolas Fagundes dos Reis, Monteiro Lobato e Adelino Pereira Simões a situação melhorou, mas com a falta de professores de português, sociologia, ensino religioso e matemática ainda são freqüentes a liberação dos alunos antes do término do horário.

A coordenadoria afirma que grande parte dos problemas foi resolvida, mas revela enfrenta dificuldades na contratação de professores de português. “Quando eles ficam sabendo do valor do salário, acabam desistindo do trabalho”, explica Heliomar Lara, coordenador a 7ª Coordenadoria Regional da Educação.

E foi exatamente este o motivo de desistência de uma professora que foi contratada para assumir a disciplina de Língua Portuguesa na Escola Estadual Monteiro Lobato, localizada no bairro Planaltina. Segundo o diretor da escola, Olmir João Fonini, a professora trabalhou uma semana e desistiu. “O salário era 600 reais não compensou”, contou Fonini. Com a desistência, o problema retornou, os alunos voltaram a ficar sem aulas e aumenta a cada dia o número de aulas que precisam ser recuperadas. “Somente hoje nós liberamos seis turmas mais cedo”, disse. Conforme o diretor, no dia 20 de maio encerra o primeiro trimestre de aulas e começam as provas. “Nossos alunos nem tiveram aulas. Por enquanto, precisamos registrar nota zero”, disse.

A matéria completa na edição de ON desta terça-feira

Gostou? Compartilhe