Agrotóxicos são tema de debate no Maio Ambiental

Encontro Municipal completa dez anos discutindo as perspectivas de mudança na legislação ambiental brasileira

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Entre quinta e sexta-feira, Passo Fundo será centro de intensas discussões acerca das ações ambientais desenvolvidas na cidade, no Estado e na União. Os debates ocorrem no X Encontro Municipal de Avaliação das Ações Ambientais, que tem como atividade principal uma mesa redonda, que discutirá as consequências ambientais e as penalidades aplicáveis no contrabando e uso inadequado dos agrotóxicos. O debate, marcado para a tarde de sexta-feira, reunirá o delegado federal Celso André Nenê dos Santos, o advogado José Ercílio de Oliveira e o promotor de Justiça Paulo Cirne.

Destaque ainda para a palestra do promotor de Justiça Julio Almeida, coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoma), que deve abordar, na noite de quinta-feira, as perspectivas de mudança da legislação ambiental brasileira. Na noite de encerramento, dia 14, haverá a leitura da carta de intenções do Encontro infanto-juvenil, que aconteceu na semana passada, no Colégio Menino Deus.

Na visão do promotor Paulo Cirne, "os encontros de avaliação, realizados nos anos anteriores, permitiram à sociedade de Passo Fundo debater inúmeras questões envolvendo a matéria ambiental, o que trouxe resultados positivos na implantação de diversas ações práticas, assim como na adesão de inúmeras pessoas à defesa do meio ambiente, o que inclusive gerou o surgimento de diversas organizações não-governamentais que atuam na área", disse.

Para o promotor, inicialmente concebido como uma metodologia de exposição e avaliação das atividades envolvendo o meio ambiente na cidade, com o tempo o evento também adquiriu um caráter de formação, através de palestras, painéis e explanações envolvendo convidados comprometidos com as causas ambientais. "Com o incentivo aos trabalhos de educação ambiental, foi tal atividade disseminada na rede escolar de Passo Fundo, permitindo a formação de uma nova geração, comprometida com a defesa do meio ambiente", analisa Cirne.
O encontro acontece desde 2000, ano em que o Ministério Público, através do promotor Paulo Cirne, e o Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (Gesp) reuniram outras entidades com a proposta de expor para a sociedade as atividades que vinham sendo desenvolvidas em Passo Fundo. As atividades têm início às 19h de quinta-feira e se estendem até a noite de sexta-feira, no salão de atos do Laboratório Central de Informática da Universidade de Passo Fundo.
 
Prêmio Via Eco
O "Prêmio Via Eco - Multiplicador por Natureza", que será entregue na primeira noite de evento, é uma distinção concedida a um membro da sociedade que se destaca em ações voltadas ao meio ambiente.

Gostou? Compartilhe