Iniciou nesta terça-feira, dia 11, o 11º Encontro de Gestores da Rede de Educação Notre Dame. Trabalhando no Planejamento Estratégico desde o ano de 2002, a equipe traça metas, objetivos, avalia, repensa, planeja, retoma e aponta para o futuro. Antes do primeiro contato com o professor Gustavo Martins, que coordena o trabalho de Gestão Escolar Notre Dame, os gestores tiveram um momento de espiritualidade na Capela da Casa Santa Cruz, local onde acontece o encontro.
Sob a responsabilidade dos gestores do Colégio Notre Dame Ipanema, do Rio de Janeiro, a oração da manhã foi motivada pela Ir. Araci Ludwig e teve como base a vida e obra de Santa Júlia, Mãe Espiritual da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora. Na projeção, momentos importantes da Santa que dedicou a vida pela educação de crianças e jovens, em momentos bem mais complicados que os atuais, pois viveu em meio à guerras e ditaduras.
Já no salão principal, os gestores tiveram o primeiro contato com Irmã Silvania Ionner, que falou da importância destes dias de encontro e de Gestão. Lembrou da missão da Rede de Educação de Notre Dame, construída de forma coletiva: Ser uma Rede de Escolas comprometidas com uma educação sem fronteiras com profissionais qualificados e o desenvolvimento do educando, capacitando-o para o exercício da cidadania.
"Nesta semana teremos oportunidade de aprender, de partilhar experiências e buscar caminhos novos, nos qualificando como profissionais da educação e nos revitalizar no compromisso coletivo de buscarmos a continuidade do processo em nossa escola. É compromisso, desafio, mas é uma grande oportunidade de crescimento", motivou Silvania.
Quando iniciaram os temas mais aprofundados do 11º Encontro de Gestores da Rede de Educação Notre Dame, sob a coordenação do professor Gustavo Martins, o frio foi deixado de lado e a partilha aqueceu o debate sobre os assuntos da pauta. Neste primeiro dia, a avaliação, crítica e construção do conhecimento geraram em torno do tema: Sistemas Integrados de Gestão Estratégica - Revisão Teórica e a Evolução do Modelo.
Após uma visão global do sistema e de uma visão do panorama mundial apresentada pelo professor Gustavo, os gestores puderam tomar conhecimento da realidade que os cerca e começar a vislumbrar caminhos de continuação dentro do Planejamento Estratégico. Para concluir a abertura, Martins ressaltou que vai sobreviver quem tiver uma marca forte e aliada à comunidade, com qualidade de serviço e tiver planejamento estratégico. "É preciso ter um plano, que seja consistente, implementado, executado e gerenciado interna e constantemente. E, como fundamental, ter um planejamento orçamentário. A fidelidade a este plano vai nos proporcionar manter os investimentos e o planejamento estratégico em pé", explicou.