Morreu hoje, às 14 horas, o jovem do município de Constantina que esteve internado no Hospital da Cidade com suspeita de gripe A (H1N1). O auxiliar de serviços gerais, de 22 anos de idade, foi internado em estado grave na madrugada de terça-feira (11) com pneumonia grave. Sem certeza do diagnóstico, o paciente foi medicado para gripe A e também para outras patologias, como hantavirose e leptospirose.
Segundo a médica pneumologista, Janaina Pilau, plantonista da CTI adulta do HC, o quadro de saúde evoluiu muito rápido e apesar das semelhanças com a evolução da gripe A, mas ainda não existe nenhuma certeza do diagnóstico. “O paciente já chegou muito mal no hospital, foi medicado com o Tamiflu e coletamos sorologia para H1N1 e outras patologias possíveis. Agora precisamos aguardar o resultado dos exames”, explicou.
No Hospital São Vicente também está internado um colega de trabalho do paciente que faleceu no Hospital da Cidade. O homem de 38 anos foi internado na CTI nesta quarta-feira (12) com pneumonia, mas seu quadro é considerado estável. O paciente passou pelos exames da gripe A, hantavirose e leptospirose. Segundo a assessoria de imprensa do Hospital, a hipótese mais provável é hantavirose, pois as duas vítimas trabalhavam na limpeza de silos, onde é freqüente a infestação de ratos.
Os exames foram encaminhados ao Laboratório Central do Estado. O resultado deve levar entre 10 a 15 dias.