Daniela Wiethölter/ON
Morreu ontem, às 14h, o jovem oriundo de Constantina estava no Hospital da Cidade com suspeita de gripe A. O auxiliar de serviços gerais de 22 anos foi internado em estado grave na madrugada de terça-feira (11) com pneumonia grave. Sem certeza do diagnóstico, o paciente foi medicado para gripe A e também para outras patologias, como hantavirose e leptospirose.
Segundo a médica pneumologista, Janaina Pilau, plantonista do CTI adulta do HC, o quadro de saúde evoluiu muito rápido e, apesar das semelhanças com a evolução da gripe A, ainda não existe certeza do diagnóstico. "O paciente já chegou muito mal no hospital, foi medicado com Tamiflu e coletamos sorologia para H1N1 e outras patologias possíveis. Agora precisamos aguardar o resultado dos exames", explicou.
No HSVP (Hospital São Vicente de Paulo) também está internado um colega de trabalho desse rapaz. O homem de 38 anos foi internado no CTI, na quarta-feira (12), com pneumonia, mas seu quadro é considerado estável. O paciente também fez exames para gripe A, hantavirose e leptospirose. Segundo a assessoria de imprensa do HSVP, a hipótese mais provável é hantavirose, pois as duas vítimas trabalhavam na limpeza de silos, onde é frequente a infestação de ratos. Em Constantina, outros dois colegas de trabalho também apresentaram os mesmos sintomas. Todos trabalham em uma cooperativa cerealista. Os exames foram encaminhados ao Laboratório Central do Estado. O resultado deve levar entre dez e 15 dias.
Comitê será reativado
Com a suspeita da primeira vítima da gripe A em 2010, no município, o secretário de Saúde, Alberi Grando, anunciou que convocará os membros do Comitê Municipal de Prevenção à Gripe A para fazer na semana que vem a primeira reunião do ano. "Vamos avaliar a situação e decidir as medidas que serão necessárias se realmente for confirmado esse diagnóstico", explicou. Mesmo sem a confirmação da causa da morte, o secretário alertou que a população volte a praticar as medidas de prevenção aplicadas no ano passado durante a epidemia. "É necessário redobrar os cuidados no inverno, pois é a partir deste momento que podem surgir os primeiros casos", disse.
Dicas de prevenção
- proteger com lenços, preferencialmente descartáveis, a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar
- utilizar lenço descartável para a higiene nasal
- higienizar as mãos com água e sabão, antes de tocar nos olhos, nariz e boca e após tossir, espirrar ou usar o banheiro
- higienizar as mãos com água e sabão antes das refeições
- não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; reduzir contatos sociais desnecessários e evitar, dentro do possível, ambientes com aglomeração
- manter os ambientes ventilados
Chegam mais vacinas
A Secretaria de Saúde recebeu ontem mais 7 mil doses de vacina contra a gripe A, garantindo assim a realização do dia D no próximo sábado. Nesse dia, deverão ser vacinadas pessoas entre 30 e 39 anos, gestantes e crianças entre seis meses e nove anos, que devem receber a segunda dose.
A campanha acontece em todas as unidades de saúde do município que possuem salas de vacinação, com exceção da Coordenadoria da Vigilância Sanitária, localizada na rua Silva Jardim.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Mara Dill, o local não fará atendimento para evitar as frequentes ameaças de pessoas que exigem receber a vacinação, mesmo não integrando os grupos prioritários desta etapa da campanha de vacinação. "Está muito difícil explicar para as pessoas que não temos vacinas para todos", disse Mara.
O Secretário explicou a decisão: "Estamos fechando essa unidade neste sábado para evitar mais problemas e proteger os profissionais que só estão cumprindo ordens do Ministério da Saúde", explicou. Para tentar amenizar o problema, Grando disse que a secretaria está se empenhando em convencer o governo federal a enviar mais lotes para contemplar toda a população. Ele acredita que até o final da campanha, dia 21, o ministério vai anunciar a compra de mais lotes para todo o país, beneficiando as pessoas que não foram contempladas nas etapas anteriores.
Em Passo Fundo, a estimativa é aplicar cerca de 90 mil doses, número suficiente apenas para imunizar metade da população, que atualmente está estimada em 180 mil habitantes.
Dia D
15 de maio - Vacinação para pessoas entre 30 e 39 anos, gestantes e segunda dose nas crianças entre seis meses e nove anos
Horário: 8h às 17h
Local: Cais, ambulatórios, ESF e Posto 24 horas