Fenafrango oferece palestras e cursos gratuitos

Cursos, palestras e painéis estarão voltados a todos os setores da cadeira produtiva do frango, com enfoque à genética, nutrição, sanidade e bem-estar animal

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Leonardo Andreoli/ON

A programação técnica definida para a Fenafrango 2010 trará aos produtores da região conhecimentos sobre toda a cadeia produtiva do frango. As diversas entidades promotoras do evento definiram os temas de acordo com a importância e a atualidade. Entre os aspectos a serem tratados, genética, nutrição, sanidade e bem-estar animal terão destaque. A feira inicia no dia 25 de maio e se estende até o dia 30.

Conforme o coordenador técnico do evento, Edson Nunes, um dos principais cursos acontecerá já no primeiro dia do evento. Na terça-feira (25) será realizado o curso de Responsabilidade Técnica para médicos-veterinários que trabalham com avicultura. Ele será ministrado pelo presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Air Fagundes dos Santos. O curso destina-se a médicos-veterinários formados e alunos do último nível que estão se preparando para serem responsáveis por estabelecimentos que trabalham com avicultura. "Hoje o Conselho de Medicina Veterinária só aceita profissionais que tenham esse curso para serem responsáveis técnicos de estabelecimentos que lidam com avicultura", destaca Nunes. Toda a programação técnica, assim como o acesso ao parque Wolmar Salton serão gratuitos.

Temas centrais
Entre todos os aspectos que envolvem a avicultura terão abordagem especial a genética, a nutrição, a sanidade e o bem-estar animal. De acordo com Nunes, este último é hoje um dos fatores observados e cobrados pelos padrões internacionais. "Temos uma visão da importância de utilizarmos os animais para o bem-estar do homem sem atingir o bem-estar do animal", afirma. Além disso, ele destaca que a nutrição é fundamental para que hoje a gente tenha um frango cada vez mais pesado em menos tempo. "A genética também para que cada vez tenhamos um animal com maior capacidade de crescimento rápido, e a sanidade para manter os animais longe de doenças, que quando ocorrem são responsáveis por perdas econômicas significativas, ou até restrições internacionais", argumenta.

Painéis

O coordenador técnico destaca ainda alguns painéis que serão realizados durante a feira. Entre eles o apresentado pelo presidente da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frango, Francisco Turra, no dia 28. Ele trabalhará a importância socioeconômica do frango para o país, na geração de emprego e renda. No mesmo dia o deputado Beto Albuquerque falará da importância social da avicultura no Brasil. "Não esquecemos também que esse sistema interessa ao produtor. Introduzimos uma palestra da avicultura na visão do produtor, que será proferida pelo presidente da Associação dos Produtores de Frango de Passo Fundo, Luiz de Jesus", pontua. Na avaliação de Nunes, a programação permitirá que técnicos, estudantes e produtores tenham uma noção forte dos últimos avanços da cadeia produtiva do frango.

Papel do frango
A região de Passo Fundo é responsável por 45% dos abates no Estado. De acordo com Nunes, há 30 anos a região não tinha frangos alojados, hoje são abatidos 1 milhão por dia. Por mês, são cerca de 26 milhões de frangos. "Para isso precisamos de uma porção de aviários para abastecer. E isso se reflete em empregos em vários setores", completa.  A avicultura é uma das atividades de retorno mais rápido para o agricultor. De 31 a 45 dias os animais estão prontos para o abate.

Gostou? Compartilhe