Natália Fávero/ON
As quatro capelas mortuárias de Passo Fundo que deveriam ter sido entregues há cerca de oito meses ainda não podem ser utilizadas pela comunidade. Isso tudo porque houve falhas no projeto inicial e a construtora responsável pela obra cometeu erros na execução dos serviços. Os cerca de R$ 300 mil investidos dentro do Orçamento Cidadão 2007/08 já foram pagos à empresa, mas a comunidade continua sem ter onde velar seus entes queridos. As capelas estão localizadas nos bairros São Miguel, Santa Marta, Lucas Araújo e Vila Independente. Cada uma dela mede 50 metros quadrados e custou cerca de R$ 70 mil.
Segundo o presidente da Uampaf (União das Associações de Moradores de Passo Fundo), Antônio dos Santos, a entrega deveria ter sido há cerca de oito meses, mas problemas na elaboração do projeto, que não previram a necessidade de acessos e calçamento, e serviços mal executados pela construtora fizeram com que a empresa responsável pela obra refizesse os reparos nas capelas já em fase de conclusão. "A construtora teve de reparar a pintura, infiltrações, reboco, trocar vidros, consertar fechaduras. A empresa usou material de má qualidade", denunciou o presidente da Uampaf.
Uma vistoria realizada por técnicos da construtora e das secretarias de Planejamento e de Transporte, Mobilidade Urbana e Segurança no ano passado resultou na prorrogação do prazo até 30 de abril. Mas a entrega das capelas que estava prevista para esse sábado (15) teve de ser novamente adiada. A construtora teria alegado que as constantes chuvas dos últimos dias não permitiram a conclusão dos reparos. "Faltou fiscalização por parte da prefeitura. Se essas capelas não forem entregues até o dia 22 de maio vamos tomar providências, inclusive se for necessário acionaremos o Ministério Público, porque as capelas já foram pagas com dinheiro público e ainda não foram entregues", disse Santos.
Uampaf fiscalizará todas as obras
O presidente da Uampaf informou que a partir de agora fiscalizará todas as obras públicas contratadas pelo município. A medida é para que não ocorram atrasos nos contratos.
Capelas devem ser entregues no próximo final de semana
O secretário de Transporte, Mobilidade Urbana e Segurança, Adelar Aguiar, informou que pelo menos duas capelas serão entregues no próximo sábado (22). Aguiar disse que as obras não foram concluídas devido a problemas no projeto e na execução dos serviços e por isso houve a necessidade dos reparos. Em relação ao prazo arcado para 30 abril, ele contou que não tem como punir a empresa pelo excesso de chuva que prejudicou os serviços nos últimos dias. Adelar disse ainda que os móveis, como cadeiras, balcões, pias e fogões, já foram providenciados.