Redação ON
O dia D contra a gripe A movimentou postos de saúde e ambulatórios que ofereceram o atendimento especial aos adultos de 30 a 39 anos, gestantes e crianças que precisavam receber a segunda dose da vacina contra o vírus da gripe A. A campanha para esse grupo encerra em 21 de maio. Desde as 7h30 o movimento era contínuo no Pronto Atendimento 24 Horas, onde foram vacinadas 780 pessoas. O número se aproximou muito da meta, que era vacinar 800 pessoas.
O objetivo da campanha estadual do dia D é a conscientização para a importância da vacinação para os grupos prioritários e também dar uma nova oportunidade para aqueles que trabalham durante a semana e perderam a oportunidade de comparecer aos postos de saúde para receber a imunização. O gerente de transportes, Alex Martins, 31 anos, foi um desses casos. Ele considerou o sábado o dia ideal para vacinação, por conta de sua rotina de trabalho.
O pronto atendimento vem registrando uma média semanal de 600 aplicações da vacina. "Se continuar assim eu acredito que nós vamos atingir a média de 20 mil doses até o final desta etapa de vacinação", afirma Irene Reis, enfermeira coordenadora do pronto atendimento.
Quem ainda preocupa os profissionais de saúde são as gestantes que não têm procurado os pontos de vacinação como o esperado. "Desde o início da campanha não passou de cem o número de gestantes que procuraram a unidade, então esse é um grupo que ainda nos preocupa", afirma Irene.
As pessoas que perderam as etapas anteriores de vacinação - idosos, adultos portadores de doenças crônicas e de 20 a 29 anos e crianças - vão ter que esperar a liberação do Ministério da Saúde de mais doses da vacina. "A minha expectativa é que o governo federal libere mais unidades da vacina para que possamos imunizar o restante da população", afirmou o secretário de Saúde Alberi Grando.
Balanço geral
Foram aplicadas 2.300 doses da vacina contra a gripe A em todo os postos de atendimento do município. Segundo Mara Dill, coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, a procura da imunização ainda é grande por quem perdeu as etapas anteriores de vacinação.
No último balanço da vacinação da gripe A, já tinham sido aplicadas 76.275 doses da vacina incluindo todas as etapas da campanha. O grupo dos doentes crônicos foi o que mais recebeu vacinas, superando a meta inicial em 189,47%. Foram 31.349 pessoas vacinadas, enquanto a meta era vacinar 16.546. Os idosos com doenças crônicas também ultrapassaram as expectativas em 208,83%. A previsão era vacinar 4.245, mas 8.865 pessoas receberam a vacina. Com isso, o grupo de pessoas de 20 a 29 anos acabou prejudicado e houve falta de vacinas. Ainda faltam ser vacinadas mais de 7 mil pessoas, 20% da meta esperada.
Sábado foi dia de vacinação contra a gripe A
· 2 min de leitura